Questão 01 sobre a Crise do Antigo Sistema Colonial: (Fuvest-SP) As primeiras rebeliões contra a Coroa portuguesa visavam:
a) conseguir a independência do Brasil.
b) suprimir entraves econômicos.
c) abolir o pacto colonial.
d) garantir a autonomia dos poderes municipais.
e) emancipar as capitanias do Sul da colônia.
Questão 02. (Unifesp-SP) Não resta outra coisa senão cada um defender-se por si mesmo; duas coisas são necessárias a fm de se recuperar a mão livre no que diz respeito ao comércio e aos índios.
(Manuel Beckman, 1684).
As duas principais reivindicações do líder da Revolta que leva seu nome são:
a) a revogação do monopólio da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão e a expulsão dos jesuítas que se opunham à escravidão indígena.
b) a saída dos portugueses do Grão-Pará e Maranhão e a supressão dos aldeamentos indígenas, que monopolizavam as chamadas “drogas do sertão”.
c) a repressão ao contrabando estrangeiro, que prejudicava os negócios dos atacadistas portugueses, e a liberdade para importar escravos negros.
d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, que monopolizavam o comércio do açúcar, e a reedição da guerra justa, que proibia a escravidão indígena.
e) a revogação do monopólio comercial da metrópole sobre o Norte e Nordeste da colônia e a proibição para importar escravos negros.
Questão 03 sobre a Crise do Antigo Sistema Colonial: (FGV-SP) A Guerra dos Mascates opôs, como contendores, em Olinda e Recife, respectivamente:
a) comerciantes e senhores de engenho.
b) pecuaristas e senhores de engenho.
c) comerciantes e pecuaristas.
d) senhores de engenho e comerciantes.
e) senhores de engenho e pecuaristas.
Questão 04. (FGV/2013) Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal – conde de Assumar – se casou em 1715 com D. Maria José de Lencastre. Daí a dois anos partiria para o Brasil como governador da capitania de São Paulo e Minas Gerais. Nas Minas, não teria sossego, dividido entre o cuidado ante virtuais levantes escravos e efetivos levantes de poderosos; o mais sério destes o celebrizaria como algoz: foi o conde de Assumar que, em 1720, mandou executar Felipe dos Santos sem julgamento, sendo a seguir chamado a Lisboa e amargurado um longo ostracismo.
(Laura de Mello e Souza, Norma e conflito: aspectos da história de Minas no século XVIII).
A morte de Felipe dos Santos esteve vinculada a:
a) uma sublevação em Vila Rica, que envolveu vários grupos sociais, descontentes com a decisão de levar todo ouro extraído para ser quintado nas Casas de Fundição.
b) um movimento popular que exigia a autonomia das Minas Gerais da capitania do Rio de Janeiro e o imediato cancelamento das atividades da Companhia de Comércio do Brasil.
c) uma revolta denominada Guerra do Sertão, comandada por potentados locais, que não aceitavam as imposições colonialistas portuguesas, como a proibição do comércio com a Bahia.
d) uma insurreição comandada pela elite colonial, inspirada no sebastianismo, que defendia a emancipação da região das Minas do restante da América portuguesa, com a criação de uma nova monarquia.
e) uma rebelião, que contrapôs os paulistas – descobridores das minas e primeiros exploradores – e os chamados emboabas ou forasteiros – pessoas de outras regiões do Brasil, que vieram atrás das riquezas de Minas.
Questão 05 sobre a Crise do Antigo Sistema Colonial: (UDESC-SC/2010) No final do século XVIII, rebeliões e conflitos coloniais contribuíram para colocar em xeque o sistema colonial brasileiro. Em relação aos acontecimentos e às conjunturas que contribuíram para o entendimento dessa chamada crise do período colonial no país, assinale a afirmativa incorreta:
a) Havia grande descontentamento no país em razão da concentração de poderes nas mãos de Dom Pedro I e, mais ainda, por ele atribuir a si o direito de nomear os presidentes das províncias; essa oposição contribuiu para o fim do regime colonial.
b) No Brasil, os pesados impostos, as restrições ao livre comércio e as proibições às atividades industriais acirraram os conflitos entre as elites locais e o poder da metrópole.
c) No final do século XVIII eclodem, no Brasil, as primeiras rebeliões de cunho emancipatório: a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
d) A crise do sistema colonial brasileiro ligava-se à crise geral do sistema colonial da América Latina, que, por sua vez, era parte integrante da decadência do Antigo Regime europeu, debilitado pela Revolução Industrial na Inglaterra e, principalmente, pela circulação de ideias liberais e iluministas.
e) As Revoluções Industrial, Americana e Francesa, de certa forma, constituíram sinais importantes da crise geral do antigo sistema colonial, pois foram importantes movimentos de transição na História, assinalados pela passagem da Idade Moderna para a Contemporânea.
Questão 06. (UFRRJ/2008) “Em 21 de abril de 1792, no Campo de São Domingos, Rio de Janeiro, a justiça de Sua Majestade Dona Maria I mandava executar o réu Joaquim José da Silva Xavier pelo horroroso crime de rebelião e alta traição de que foi considerado chefe, já que, na distante capitania de Minas Gerais, atentara com a mais escandalosa temeridade contra a Real Soberania, e Suprema autoridade da mesma senhora”.
Mandado para execução da pena imposta a Joaquim José da Silva Xavier. In: Autos de devassa da Inconfidência Mineira, 1938.
O texto se refere à punição imposta a Tiradentes, preso, no Rio de Janeiro em 10 de maio de 1789, por ter participado da Conjuração Mineira. Aponte o movimento de ideias e um evento político que influenciaram o movimento do qual Tiradentes participou.
gostei muito dos conteúdos abordados, parabéns.
seria interessante se no final de cada questionários estivesse o artigo de cada um.
Olá tudo bem? Que bom que gostou. Sempre atualizamos o site com novos conteúdos. Também estamos trabalhando para melhorar o layout.
A sua sugestão está em nossa lista para o futuro, mas é algo bem complexo e demorado para ser implementado, devido a número elevado de questões que temos em nosso banco de dados.