Exercícios sobre a Idade Contemporânea

01. Idade Contemporânea: UFPE – Sobre a Revolução Industrial, assinale a alternativa incorreta.

a) A Revolução Industrial pode ser dividida em duas fases, conhecidas como “Era do Carvão e do Ferro” e “Era do aço e da eletricidade”.

b) Da primeira Revolução Industrial fazem parte a máquina de fiar, o bastidor hidráulico, o tear mecânico e a máquina a vapor, entre outras invenções.

c) A industrialização desenvolveu também o setor de transportes com as invenções do barco a vapor (1807) e da locomotiva (1825).

d) O movimento ludista, liderado por King Ludd, surgiu como uma reação dos trabalhadores ingleses à miséria e ao desemprego produzidos pelo processo de industrialização.

e) São consideradas invenções da Segunda Revolução Industrial o rádio e a televisão.

 

 

02. Unifor-CE – Quanto aos movimentos liberais ocorridos na Europa no século XIX, pode-se afirmar que a Revolução de 1848:

a) resultou das lutas sociais que vinham se desenvolvendo em todo continente, influenciadas pelas idéias socialistas.

b) irradiou-se por todo continente, numa vaga revolucionária que passou à história como “primavera dos povos”.

c) representou a anulação das conquistas sociais e econômicas da burguesia e do proletariado urbano no continente.

d) contou com o apoio da Santa Aliança e com o repúdio das igrejas protestantes em todo continente.

e) propôs para todo o continente, o “princípio da legitimidade” para combater o liberalismo propagado pela Revolução Francesa.

 

 

03. Idade Contemporânea: U. E. Ponta Grossa-PR – Na Europa, na primeira metade do século XIX, surgiram idéias nacionalistas, como afirmação dos princípios liberais aplicados à nação, entendida como um conjunto de indivíduos dotados de liberdades naturais e unidos por interesses e idioma comuns, constituindo uma “individualidade política” com direito a autodeterminação. Na segunda metade desse século, o panorama político europeu caracterizou-se pela política das nacionalidades, e nesse contexto ocorreram as unificações da Itália e da Alemanha.

Sobre a unificação da Itália, assinale o que for correto:

(01) A idéia de unificação partiu das zonas de crescente desenvolvimento industrial, correspondendo basicamente aos interesses de setores da burguesia, desejosos de constituir um amplo mercado nacional para seus produtos.

(02) O processo de unificação se desenvolveu no sentido norte/sul, a partir do Reino do Piemonte-Sardenha.

(04) O movimento nacionalista de Mazzini foi derrotado em 1830, mas recuperou força em 1849, com a fundação da República Romana.

(08) O caráter popular e a radicalização dos movimentos de unificação nos anos de 1848 e 1849 levaram a burguesia a retirar o seu apoio, o que favoreceu a contra-revolução.

(16) Concluído o processo de unificação, dois importantes problemas permaneceram: a Questão Romana – recusa de Pio IX e seus sucessores em aceitar a perda de seus territórios – e a existência de minorias italianas fora do território unificado.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

04. UFRS – O ciclo das revoluções européias de 1848 deu origem a vários acontecimentos. Analise os itens abaixo:

I. Fim do reinado de Luís Felipe na França e início da II República.

II. Destruição do sistema conservador da restauração imposto sob a liderança de Metternich no Congresso de Viena.

III. Revoltas nas províncias brasileiras durante a época da Regência.

Quais deles contêm acontecimentos históricos que tiveram origem no citado ciclo?

a) Apenas III. d) Apenas II e III.

b) Apenas I e II. e) I, II e III.

c) Apenas I e III

 

 

5. Idade Contemporânea: Unifor-CE – A propósito dos processos de Unificação alemã e italiana, pode-se afirmar que:

a) ambos foram conduzidos pela burguesia liberal, instituindo-se, na Alemanha e na Itália, regimes democrático-representativos.

b) foram conduzidos pelos junkers prussianos e pelo reino Sardo, porque, em virtude do desenvolvimento industrial retardatário dos dois países, a burguesia revelou-se incapaz de conduzir movimentos liberais vitoriosos.

c) no caso da Itália, a ação de Garibaldi e seus “camisas vermelhas” assegurou o predomínio dos socialistas no processo de unificação.

d) por força da exaustão provocada pelos movimentos de unificação, Itália e Alemanha buscaram preservar as condições de paz e equilíbrio na Europa durante um longo período, de modo a garantir o reerguimento de suas economias.

e) contribuíram para o declínio do nacionalismo na Europa, ao sufocar as aspirações de independência dos pequenos estados.

 

Exercícios sobre a América Espanhola e os Estados Unidos.

 

06. Idade Contemporânea: UFRN – Leia o fragmento seguinte, cuja referência bibliográfica foi intencionalmente omitida.

“A burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte, produziu também os homens que empunharão essas armas: os operários modernos, os proletários. A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. Os proletários nada têm a perder, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos”. [adaptação]

As idéias contidas nesse fragmento são representativas do(a):

a) Tratado de Versalhes, que criou uma série de determinações, visando enfraquecer o poder da burguesia na Europa.

b) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que se colocou contra a sociedade, a qual mantinha privilégios exclusivos da burguesia.

c) Doutrina Monroe, que consolidou a autonomia latino-americana, propondo a união dos povos americanos.

d) Manifesto Comunista, que esboçou as proposições que se tornaram o alicerce do movimento comunista internacional.

 

 

07. UFRS – Leia os itens abaixo que se referem a possíveis resultados imediatos da guerra Franco-Prussiana de 1870:

I. A ocupação imperialista da Argélia pela França.

II. A fundação da Internacional pelos nacional-socialistas da Áustria.

III. O fim do II Império Francês de Luís Bonaparte e a instauração do II Reich.

Quais estão corretos?

a) Apenas I. b) Apenas II c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) I, II e III.

 

 

08. Idade Contemporânea: FGV-SP – Leia as afirmações abaixo, sobre a Restauração na França, e assinale a alternativa correta.

I. Durante a Restauração (1789-1815), os Bourbon buscaram reinstalar o absolutismo, sofrendo, por isso, uma resistência popular de caráter republicano e ações de terror contra a nobreza.

II. O parlamento francês, na primeira fase da Restauração, foi composto por três forças políticas: a ultra-realista, a constitucional e a liberal.

III. Na tentativa de consolidar uma transição, durante a Restauração, foi instituído o voto censitário.

IV. A vitória da Revolução Liberal, nas jornadas de julho, não representou o triunfo do liberalismo sobre o absolutismo.

V. Luís XVIII e Carlos X ficaram conhecidos como os “reis da restauração”, enquanto Luís Felipe de Orléans, como o “rei dos banqueiros” nesse processo.

a) apenas I, II e IV estão corretas; d) apenas II, III e V estão corretas;

b) apenas III, IV e V estão corretas; e) todas estão corretas.

c) apenas I, IV e V estão corretas;

 

 

09. UFPR

“Em nome da Santíssima e Indivisível Trindade e conforme as palavras das Sagradas Escrituras, segundo as quais todos os homens devem ter-se como irmãos. Suas Majestades o Imperador da Áustria, o Rei da Prússia e o Imperador da Rússia permanecerão unidos por laços de verdadeira e indissolúvel fraternidade: considerando-se compatriotas, em toda ocasião e em todo lugar, eles se prestarão assistência, ajuda e socorro”.

Trechos do Art. 1º do Tratado da Santa Aliança (citado por AQUINO, R. S. L. et alii. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979).

Considerando o exposto e a respeito da relação entre Napoleão Bonaparte e a “Santa Aliança”, coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas.

( ) No processo da expansão do poder napoleônico na Europa, implantaram-se, em várias regiões do continente, reformas calcadas no modelo nacionalista, sob democrática liderança de Napoleão Bonaparte.

( ) Reunidos no Congresso de Viena em 1814-1815, os vencedores de Napoleão pretendiam refazer o mapa político europeu e restabelecer o equilíbrio político no continente europeu que existia antes da Revolução Francesa de 1789.

( ) A Santa Aliança foi um tratado idealizado pelo Czar Alexandre I da Rússia, após a derrota definitiva de Napoleão e dos franceses, e destinava-se a implantar um sistema de intervenção nos países ameaçados por revoluções.

( ) Apesar da oposição inglesa, em face de seus interesses nos mercados latino-americanos, o sistema da “Santa Alicança” reforçou-se nas décadas seguintes, principalmente em função da ativa liderança da Rússia, que pretendia impedir qualquer ação dos aliados contra a política da legitimidade.

( ) De maneira geral, as ações da “Santa Aliança” afirmavam a ascendência das forças de conservação sobre as forças de transformação. Estas estavam presentes nas reformas introduzidas por Napoleão durante suas conquistas na Europa, como a supressão dos direitos feudais e divulgação da idéia de igualdade civil.

( ) A conjuntura pós-napoleônica foi marcada pela ação da burguesia em prol dos ideais liberais e nacionais desencadeados com a Revolução Francesa, e contra a velha ordem absolutista representada pela Europa do Congresso de Viena.

 

 

10. Idade Contemporânea: Unioeste-PR

“Mazzini justifica o direito dos italianos à unificação política Somos um povo de 21 a 22 milhões de homens, designado há muito tempo pelo nome italiano, encerrado nos limites naturais mais precisos que Deus já traçou – o mar e as montanhas mais altas da Europa; e um povo que fala a mesma língua… e que se orgulha do mais grandioso passado político, científico e artístico da história européia.”

ARRUDA, 1988, P. 174

Podemos dizer que, segundo Mazzini:

(01) as fronteiras da Itália foram traçadas por Deus.

(02) o mar e as mais altas montanhas da Europa são limites naturais.

(04) os italianos representam um povo porque falam a mesma língua.

(08) a Itália não é unificada devido ao seu passado político, científica e artístico.

(16) o nome italiano representa um povo que deve tornar-se dividido.

(32) um povo que fala a mesma língua tem os mesmos limites naturais que a Itália.

(64) o mar e as montanhas dificultam a unificação italiana.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas das atividades de História sobre Idade Contemporânea:

01. e; 02. b; 03. 31; 04. b; 05. b; 06. d; 07. c; 08. d;

09. F, V, V, F, V, V;

10. 07