Questão 01 sobre a Nova República Brasileira: (PUC-Campinas-SP) Para responder à questão, analise o gráfico a seguir:
Ao assumir a Presidência do Brasil, em 1990, Fernando Collor de Mello adotou um plano econômico baseado na premissa central de que:
A) a redução dos altos salários dos políticos traria a estabilidade econômica sonhada pelos brasileiros, medida que o tornou conhecido como “Caçador de Marajás”.
B) a elevação da taxa de juros e patamares acima de 20% ao mês seria uma medida econômica determinante para a redução dos preços e salários e, portanto, da queda da inflação.
C) o excesso de dinheiro em circulação provocava a especulação financeira e a elevação da espiral inflacionária, sendo o seu enxugamento um fator determinante para frear a escalada da inflação.
D) a distribuição equitativa da renda nacional minimizaria o problema inflacionário, por isso optou pelo bloqueio dos cruzados das classes sociais mais favorecidas.
E) o Estado deveria ampliar sua atuação no domínio econômico visando forçar o setor privado a reduzir sua margem de lucro e os preços dos produtos de primeira necessidade.
Questão 02. (UFMG) Leia este trecho de reportagem:
Às 11h34 deste 15 de janeiro, explode o grito parado no ar durante 21 anos […] A multidão se abraça e chora, ergue os braços e pula, rompe os cordões de isolamento, atravessa as rampas proibidas e escala a cúpula do Senado, agitando faixas e bandeiras.
Trio elétrico, bumba meu boi, charanga do Atlético Mineiro, samba, frevo e maracatu, bandeiras do Brasil, do Corinthians, dos partidos comunistas, do PMDB, do Flamengo, gente moça e velha, de terno ou de calção, cantando e dançando, um homem grita: A liberdade chegou […]
Um último susto: o carro de bombeiros liga a sirene, mas é só para poder levar uma jovem que desmaiou de alegria, primeira vítima da democracia nascente.
KOTSCHO, Ricardo. Folha de S. Paulo.
Considerando-se as informações desse trecho, é CORRETO afirmar que, nele, se faz referência à:
A) posse de Fernando Collor de Mello, presidente eleito pelo voto direto, como sucessor do general João Batista Figueiredo.
B) aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas após o término do Governo Geisel, pelo Congresso Nacional.
C) vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de presidente da República, na sua terceira tentativa de conquistar o poder.
D) eleição por via indireta, no Colégio Eleitoral, de um presidente civil, que colocava um fim no regime militar.
Questão 03 sobre a Nova República Brasileira: (UFPE–2008) A eleição de Fernando Collor para o cargo de presidente da República, derrotando Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores, movimentou politicamente o Brasil. O governo de Fernando Collor:
A) surpreendeu pelo equilíbrio do presidente como estadista bem informado.
B) teve apoio incondicional dos grandes partidos políticos durante seu governo.
C) prometeu amplas e renovadoras políticas de modernização econômica
D) consolidou a democracia no país, isolando as oligarquias anacrônicas.
E) impediu a entrada do capital estrangeiro nos negócios nacionais.
Questão 04. (UEL-PR – adaptado) Com base em seus conhecimentos sobre a atual Constituição brasileira, é CORRETO afirmar:
A) As dificuldades de acesso aos direitos sociais elementares (moradia, saúde e alimentação) têm origem na forma como a Constituição atual foi elaborada.
B) A Constituição de 1988 introduziu uma série de benefícios sociais que privilegiaram as famílias dos estratos médios em detrimento da população em geral.
C) O texto da última Constituição assegura em sua formulação jurídica conquistas sociais e individuais aos cidadãos brasileiros.
D) Os dispositivos da Constituição de 1988 revogaram a legislação conhecida como CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
E) O texto atual da Constituição é omisso em relação ao tema dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.
Questão 05 sobre a Nova República Brasileira: (UFMG) Considerando-se as práticas e os agentes culturais no Brasil dos anos 1980, é CORRETO afirmar que:
A) houve um intenso debate em torno do uso, ou não, de influências e instrumentos estrangeiros – por exemplo, a guitarra elétrica – na produção da MPB.
B) foi comum a criação de grupos teatrais – entre outros, o Teatro Brasileiro de Comédia – que buscavam, inspirados por autores como Brecht, uma grande sintonia com o mercado.
C) ocorreu um grande projeto nacional, o Tropicalismo, que articulava diferentes atores da esquerda militante e os estudantes em torno da cultura.
D) foi muito frequente o surgimento de grupos de rock, pelos quais parte da juventude expressava seu descontentamento com a política e os políticos.
Questão 06 (UFU-MG) A respeito das manifestações sociais ocorridas no Brasil entre 1983 e 1993, assinale a alternativa CORRETA.
A) Entre os mais significativos movimentos, estão o dos consumidores em defesa do congelamento de preços no Plano Cruzado e o dos estudantes “caras-pintadas”, que ocuparam as ruas exigindo o impeachment do presidente Collor, investigado por corrupção e enfraquecido pelo fracasso na política econômica de combate à inflação.
B) A campanha das “Diretas Já!”, iniciada após a derrota da Emenda Dante de Oliveira pela eleição direta para presidente, reuniu políticos e intelectuais na chamada Aliança Liberal, tendo sido fortemente impulsionada pela mídia televisiva.
C) A década de 1980 pode ser identificada como a década dos movimentos sindicais operários, após a fundação da CUT, Central Única dos Trabalhadores. Isso se deveu à desmobilização dos servidores públicos, ao enfraquecimento do movimento ecológico após a morte do líder seringueiro Chico Mendes e à diminuição dos saques, invasões de terras e terrenos.
D) A comoção social observada com a morte e o enterro do presidente Tancredo Neves, cuja eleição selou o fim da Ditadura, tornou-se símbolo de mobilização nacional popular, possibilitando a vitória das esquerdas na constituinte de 1988 contra o chamado “Centrão”, sobretudo com os avanços obtidos na legislação sobre a reforma agrária.
Questão 07. (UFLA-MG) Em 29 de setembro de 1992, após uma sucessão de escândalos, a Câmara dos Deputados aprovou a abertura de processo contra o então presidente Fernando Collor por vários crimes. Com o afastamento de Collor em 2 de outubro, Itamar Franco assumiu o cargo, inicialmente como interino e, a partir de 29 de dezembro, quando o ex-presidente renunciou à Presidência, em caráter definitivo. Seu governo iniciou-se com amplo apoio popular e sem oposição, mas enfrentou sérios problemas econômicos legados pelos governos anteriores.
Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE ações do Governo Itamar Franco.
A) Criação de um plano de estabilização econômica que estabeleceu uma paridade entre a moeda local e o dólar.
B) Confisco da poupança e congelamento das contas bancárias acima de determinado valor.
C) Quebra do monopólio do petróleo e das telecomunicações e alteração estratégica do conceito de empresa estatal em prol do mercado externo.
D) Lançamento de um conjunto de medidas, como o aumento dos juros, com o objetivo de reduzir o déficit público.
E) Convocação de uma nova Assembleia Constituinte, caracterizada pela descentralização administrativa e financeira do Estado.
Questão 08 sobre a Nova República Brasileira: (PUC RS) Considere as afirmativas a seguir, sobre fatos relacionados à política interna do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
I. Foi criado o programa “Primeiro Emprego”, como forma de combater o trabalho infantil e o escravo, em expansão em várias regiões do país.
II. Ampliaram-se, através do ProUni, as vagas no Ensino Superior, para acolher alunos provenientes do ensino público e com renda familiar reduzida.
III. O programa Fome Zero, taxado por vários representantes da sociedade civil de assistencialista, tem sido criticado pelos entraves burocráticos e pela forma de controle adotada para a concessão dos benefícios, que dificultam a expansão do programa.
IV. O Governo Federal reduziu significativamente os impostos visando a diminuir a carga tributária sobre a classe média e a produção industrial.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
Questão 09. (UFF-RJ–2011) Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer.
BETINHO
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, cujo objetivo é auxiliar famílias em situação de pobreza. Sobre esse projeto, pode-se afirmar que:
A) houve uma redução de quinze pontos percentuais no número de pobres da população rural brasileira, entre 2003 e 2008, como indicam dados das Nações Unidas.
B) é considerado, por muitos, o mais importante projeto de transferência de renda do mundo, criado pela primeira vez por Getúlio Vargas, tido até hoje como o “pai dos pobres”.
C) o sucesso do programa pode ser verificado pela diminuição do êxodo rural da população pobre brasileira.
D) foi um dos programas responsáveis pela concentração da população miserável no campo, segundo os dados da Fundação Getúlio Vargas.
E) desestimula a agricultura familiar, já que os contemplados não são constrangidos a trabalhar, em razão do auxílio dado pelo governo.
Questão 10 sobre a Nova República Brasileira: (UFU-MG)
A foto anterior, publicada na Folha de S. Paulo, em 7 de maio de 2005, mostra imagens de uma marcha dos trabalhadores sem-terra, entre Goiânia e Brasília.
Ao final da marcha, representantes do movimento foram recebidos em audiência pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sobre os significados políticos dessa marcha e sobre o relacionamento entre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e o Governo Lula, assinale a alternativa CORRETA.
A) A defesa do impeachment do presidente Lula, em função das denúncias de corrupção no seu governo, foi a principal bandeira levantada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, na marcha de Goiânia a Brasília.
B) Na audiência com o presidente da República, os representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra entregaram-lhe um documento que continha, entre outras reivindicações, a necessidade de o governo aumentar significativamente o número de famílias assentadas até o fim de seu mandato, além de liberar crédito especial para os trabalhadores assentados.
C) A marcha de Goiânia a Brasília unificou as organizações dos trabalhadores sem-terra que externaram, em documento, a sua completa desconfiança em relação ao presidente da República, considerando-o representante dos setores conservadores da sociedade brasileira, portanto, sem nenhuma credibilidade para implementar os assentamentos de reforma agrária pretendidos.
D) A decisão do presidente Lula de compor seu governo com ministros do campo progressista foi determinante para lhe assegurar maioria no Congresso Nacional, possibilitando o cumprimento das promessas de campanha relativas ao número de assentamentos de reforma agrária e colocando fim aos conflitos e à violência no campo. Por isso, a marcha objetivou explicitar o apoio do movimento ao presidente da República.
Questão 11 sobre a Nova República Brasileira: (PUC-Campinas-SP) Observe os dados do gráfico.
FOLHA DE S. PAULO, 30 abr. 1998. In: CAMPOS, Flávio de. Oficina de História: história do Brasil. São Paulo: Moderna, 1999. p. 327.
Nos últimos anos, a população brasileira familiarizou-se com análises e discussões sobre modelos econômicos, sobretudo pela série de planos econômicos estabelecidos no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Numa perspectiva histórica sobre a implantação desses planos e de acordo com os dados do gráfico, pode-se afirmar que:
A) o Plano Cruzado trouxe prejuízos incalculáveis para os trabalhadores, uma vez que provocou uma redução brutal da oferta de trabalho.
B) os planos Cruzado e Real beneficiaram os trabalhadores rurais, em razão da queda vertiginosa do desemprego no campo, que caiu de 7,81% para 4,39% e de 5,90% para 4,42%.
C) o Plano Real provocou o aumento das taxas de desemprego nas regiões metropolitanas, em razão, entre outras, da política de juros altos, da redução do déficit público e da política de privatizações das estatais.
D) o Plano Collor, ao favorecer a abertura da economia, promoveu um grande crescimento econômico, razão pela qual se verifica uma queda acentuada da taxa de desemprego.
E) os planos não alteravam os níveis de desemprego, uma vez que as medidas estabelecidas não atingiam os diferentes setores produtivos da economia brasileira.
Questão 12 sobre a Nova República Brasileira: (PUC Rio–2010)
População economicamente ativa ocupada por ramo de atividade: 1940-1995
Tendo como referência o gráfico anterior, é CORRETO afirmar que:
A) na década de 1950, o crescimento de empregos na indústria relaciona-se à política do governo de Juscelino Kubitschek, que estimulou esse setor da economia restringindo a entrada do capital internacional.
B) no início da década de 1970, o grande crescimento econômico possibilitou que as atividades da indústria e de serviços ampliassem a geração de empregos, com frequentes reajustes do salário mínimo.
C) nas décadas de 1970-1990, apesar de a população trabalhadora se dirigir para ocupações no setor industrial e de serviços, a economia brasileira manteve suas características seculares, ou seja, continuou marcadamente agrícola.
D) na década de 1980, a diminuição do número de pessoas ocupadas na atividade industrial esteve associada à recessão econômica, à inflação e ao desemprego, vividos pelos brasileiros naquele período.
E) entre 1970-1990, o decréscimo de pessoas ocupadas no setor agrícola explica-se pela situação do trabalhador rural, dificultada pela ausência de legislação trabalhista e pela queda da oferta de empregos.
🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.
Gabarito com as respostas das questões de História sobre a Nova República Brasileira para passar no Enem e Vestibular:
01. C;
02. D;
03. C;
04. C;
05. D;
06. A;
07. A;
08. C;
09. A;
10. B;
11. C;
12. D
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína