Simulado com Exercícios sobre a História da Globalização

01. Globalização: (UFF) “Um disco arranhado berra o hino nacional norueguês por um alto-falante da Casa do Marinheiro, no penhasco acima do canal. O navio-container, ao ser saudado, desfralda uma bandeira de conveniência das Bahamas. Ele foi construído por coreanos que trabalham longas horas nos estaleiros gigantes de Ulsan. A tripulação mal paga e insuficiente poderia ser salvadorenha ou filipina. Apenas o capitão ouve uma música familiar.” (Alan Sekula, História de Peixes.)

“Olá América esta é a voz de Gran Vato Charollero transmitindo dos desertos escaldantes de Nogales, Arizona Zona de libre cogércio 2000 megaherz em todas as direcciones vocês estão comemorando o dia do trabalho em Seatlle enquanto a Ku Klux Klan faz uma manifestação contra os mexicanos na Geórgia ironia, 100% ironia”
(Gomez-Peña Guilhermo, Olá América.)


Os textos acima ilustram uma nova realidade que se configura em sociedades contemporâneas, determinada pelo processo de globalização. Considerando esse processo, destaque e comente uma consequência sociocultural do crescente fluxo transnacional de populações que se observa, atualmente, em países capitalistas centrais.

02. (UERJ) Após a Segunda Guerra Mundial, a reconstrução europeia se deu em bases bem particulares. Para evitar que os trabalhadores fossem seduzidos pela proposta comunista, foram concedidos a eles vários benefícios, instaurando-se um tipo de “capitalismo humano” conhecido como “Estado do Bem-Estar Social”.

(…) A mobilidade do capital – principal característica da globalização atual – está desmanchando uma arquitetura que demorou décadas a ser construída (…). Milhares de empresas transnacionais chantageiam seus países de origem, ameaçando se mudar.
(CARVALHO, Bernardo de A. A Globalização em Xeque: incertezas para o século XXI. São Paulo: Atual, 2000.)

As empresas chantageiam seus países de origem ameaçando se mudar para outros onde haja certas vantagens comparativas que permitam maior lucratividade. Apresente duas dessas vantagens.


03. (UERJ) No processo atual da dinâmica econômica, concomitantemente globalizador e fragmentador, há uma multiplicidade de redes geográficas legais e ilegais que atuam nas escalas global, regional e nacional. As redes ilegais proliferam, dentre outros motivos, à medida que aumenta a exclusão social. Identifique e caracterize uma dessas redes ilegais.


04. (UFRJ) “Pelo temor de que o Presidente do Banco Central Americano, Alan Greenspan, aumente os juros nos Estados Unidos, a bolsa americana caiu 1,6 % na segunda-feira da semana passada. Arrastou outras bolsas ao seu redor, do México ao Chile, atingindo também a de São Paulo, que caiu mais de 4% na segunda-feira.” (Veja, 2 jun. 1999.)

A melhor definição do fenômeno descrito acima é:
a) neoliberalismo.
b) globalização.
c) cartel.
d) protecionismo.
e) monopólio.


05. (PUC-Rio)

desenho representa a imagem do globo “encolhendo”

O desenho representa a imagem do globo “encolhendo”. Analise duas consequências, para a organização do espaço mundial, das inovações tecnológicas surgidas com a 3.ª Revolução Industrial.


06. (Unitau) A globalização da economia e da sociedade, baseada na expansão sem precedentes do capitalismo e comandada pelo crescente domínio das corporações transnacionais, está levando ao desenvolvimento de uma nova ordem mundial. Essa nova ordem tem como características principais o fim da Guerra Fria, o incremento da guerra comercial entre empresas e países e a formação de grandes blocos econômicos regionais. Baseado no mapa a seguir, identifique alguns desses blocos econômicos, relacionando-os na sequência e assinalando a alternativa correta.

mapa dos blocos comerciais exercícios

a) Nafta, Mercosul, União Europeia, Bloco Asiático.
b) União Europeia, Bloco Asiático, Nafta, Mercosul.
c) União Europeia, Nafta, Mercosul, Bloco Asiático.
d) Nafta, Bloco Asiático, União Europeia, Mercosul.
e) Nafta, Mercosul, Bloco Asiático, União Europeia.


07. (Fatec) Relacione os chamados “Tigres Asiáticos” com os itens a seguir:

1. Indonésia, Índia, Laos e China.
2. Área de influência dos capitais japoneses.
3. Subdesenvolvimento com base industrial.
4. Área de influência dos capitais norte-americanos.
5. Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Hong-Kong.
6. Subdesenvolvimento com base agrária.
7. Área de influência dos capitais ingleses.
8. Desenvolvimento auto-centrado.
9. Vietnã, Irã, Afeganistão e Paquistão.

Na caracterização dos chamados “Tigres Asiáticos” os itens pertinentes são:
a) 1, 6 e 7
b) 5, 6 e 7
c) 4, 8 e 9
d) 2, 3 e 9
e) 2, 3 e 5


08. (UEL) Nos países do Terceiro Mundo, a maior parte da população economicamente ativa encontra-se no setor primário.

A afirmação é:
a) verdadeira, pois o papel econômico fundamental dos países subdesenvolvidos é fornecer alimentos e matérias-primas vegetais aos países ricos.
b) verdadeira, pois uma das principais características dos países subdesenvolvidos é a ausência do setor industrial.
c) parcialmente verdadeira, pois nos países subdesenvolvidos industrializados o setor econômico predominante é o de serviços que é criado para dar suporte à indústria local.
d) parcialmente verdadeira, pois nos países subdesenvolvidos industrializados a instalação de parques industriais absorve a maior parte da população ativa.
e) falsa, pois na atualidade a modernização decorrente do processo de globalização gerou, nos países subdesenvolvidos, inúmeros setores econômicos mais fortes que a agricultura.


09. (FGV-SP) Na atual estrutura econômica mundial pode-se corretamente afirmar que:

a) o Chile pode estar incluído nas Zonas Industriais da América Latina porque não pertence ao Mercosul.
b) o Kuwait pode ser incluído na Zona Petrolífera do Oriente Médio porque suas reservas de petróleo são suficientes para o consumo interno e para significativa exportação.
c) o Vietnã do Norte pode ser incluído na Nova Zona Industrial da Ásia porque é um dos Tigres Asiáticos.
d) o Egito pode ser incluído no Oriente Médio porque possui petróleo suficiente para exportar.
e) a Estônia, Letônia e Lituânia podem ser incluídas na Zona de Industrialização Antiga porque produzem alimentos industrializados derivados do leite e da carne.


10. (FGV-SP) Em 1991, um tratado foi assinado na cidade holandesa de Maastricht, cujo texto apresenta significativa revisão do Tratado de Roma de 1957. Esse novo Tratado redefine os objetivos e diretrizes político-econômicas de uma comunidade de países, agora em um mundo não mais polarizado por duas grandes potências. O texto refere-se ao Tratado assinado pelos:

a) sete países de maior importância no mundo capitalista na busca da adoção de uma política de salvaguardas de seus interesses comuns.
b) Estados Unidos, Alemanha, França, Japão e Canadá que redefinem estratégias econômicas globais para o planeta e formas de incorporação política da Europa Oriental.
c) países ligados a Otan que determinam ações imediatas a serem implementadas contra todos os países que, como o Iraque e a Líbia, continuam produzindo armamentos pesados.
d) países do Mercado Comum Europeu e pelo Japão que reforçam as suas relações político-econômicas voltadas ao fortalecimento de seus programas de ajuda mútua.
e) países da Comunidade Europeia, definindo uma etapa superior de unificação econômica e política, inclusive com futura adoção de uma moeda única.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Globalização:

1. A intensificação das migrações transnacionais da atualidade, sobretudo de populações de países periféricos na direção dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, alimenta contatos interculturais nem sempre marcados pelo respeito às diferenças étnicas, religiosas e de valores de sociabilidade. Assim, o desenraizamento cultural e territorial de indivíduos e/ou grupos sociais, que chegam legalmente (ou clandestinamente) aos países mais ricos, se agrava com a intolerância e a segregação social dos nacionais diante daqueles considerados como estrangeiros.


02. Duas dentre as vantagens:
• níveis salariais mais baixos;
• menor cobrança de impostos;
• renúncia de tributos durante anos;
• incentivos fiscais a investimentos produtivos.


03. Uma dentre as possibilidades:
• de tráfico humano: estabelecida por meio do comércio de bebês, da prostituição, do tráfico de órgãos e da migração clandestina
• do narcotráfico: cada vez mais globalizada estabelecendo vinculação com a rede capitalista “oficial”, principalmente nos “paraísos financeiros” e centros bancários off-shore internacionais.
• do crime organizado – em franca expansão nos países de legislação e fiscalização insuficientes, envolvendo contrabando, jogo ilícito, informações secretas, terrorismo, biopirataria, tráfico ilegal de minerais radioativos e de armamentos.


04. B;


05. A terceira Revolução Industrial promoveu, na organização do espaço mundial, entre outras, as seguintes mudanças:
• transmissão instantânea e simultânea das informações, o que possibilita uma extraordinária agilidade para os fluxos financeiros;
• formação de redes que permitem a integração da “aldeia global” indiferente à divisão tradicional dos países;
• aumento significativo da velocidade e da capacidade de deslocamento de cargas e pessoas;
• desconcentração industrial devido à presença de novos fatores locacionais, como a proximidade de  centros de produção do conhecimento de novas tecnologias (tecno-polos).


06. C;
07. E;
08. C;
09. B;
10. E

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário