Questão 01 sobre os Presidentes do Brasil: Os jacobinos formavam um contingente de membros da baixa classe média, alguns operários e militares atingidos pela carestia e as más condições de vida. Suas motivações não eram apenas materiais. Acreditavam em uma república forte, capaz de combater as ameaças monarquistas, que para eles estavam em toda parte. Adversários da República liberal, assumiam também a velha tradição patriótica e antilusitana.
Fausto, B. História concisa do Brasil.
O texto fala sobre um movimento político que marcou o início da República, tendo seu apogeu durante a presidência de Prudente de Morais. Qual foi ele?
Questão 02. Domesticada politicamente, reduzido seu peso político pela consolidação do sistema oligárquico, à cidade pôde ser dado o papel de cartão postal da República. Entrou-se cheio no espírito francês da belle époque, que teve seu auge na primeira década do século […].
Mais que nunca, o mundo literário voltou-se para Paris, os poetas sonhavam viver em Paris e, sobretudo, morrer em Paris. Com poucas exceções, como o mulato Lima Barreto e o caboclo Euclides da Cunha, os literatos se dedicaram a produzir para o sorriso da elite carioca, com as antenas estéticas voltadas para a Europa.
José Murilo de Carvalho. Os bestializados.
A partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre o período, responda:
a) Qual foi o mecanismo político introduzido por Campos Sales, responsável pela consolidação do sistema oligárquico?
b) Em qual governo foi realizada a modernização do Rio de Janeiro?
Questão 03 sobre os Presidentes do Brasil: Uespi. O governo de Campos Sales procurou estabelecer pactos políticos para facilitar a administração e superar as possibilidades de aprofundamento das crises econômica e social. A conhecida política dos governadores por ele desenvolvida:
a) ajudou substancialmente aos estados mais desfavorecidos politicamente, inclusive, o Piauí, que passou a ter mais representatividade.
b) desfez o poder que os coronéis tinham, ajudando na reformulação política dos estados do Nordeste.
c) fortaleceu a centralização política, consolidando mais ainda as forças políticas das elites governantes e do presidente da República.
d) trouxe expectativas positivas com relação à modernização das elites e às reformas sociais.
e) favoreceu os investimentos nos estados mais pobres, provocando reação de São Paulo e Minas Gerais, que se sentiram prejudicados.
Questão 04. Mackenzie-SP. Com a implantação da República Oligárquica, isto é, com o poder nas mãos dos civis, instala-se a hegemonia dos grandes estados, propiciada pela representação proporcional no governo. Os estados enfraquecidos opunham-se ao governo federal. Para pôr fim a essa situação, o presidente Campos Sales criou, em 1900, um artifício político, através do qual os governadores estaduais apoiariam irrestritamente o governo federal em troca da eleição de deputados federais apoiados por ambos, ficando os partidos de oposição sem apoio político.
Luís César Amad Costa & Leonel Itaussu A. Mello
O “artifício político”, citado no fragmento de texto acima, ficou conhecido pelo nome de:
a) coronelismo.
b) política do café-com-leite.
c) voto de cabresto.
d) política dos governadores.
e) República Velha.
Questão 05. Fuvest-SP. Qual a situação econômica do Brasil quando Campos Sales assumiu a Presidência? Que medidas adotou diante dessa situação?
Questão 06 sobre os Presidentes do Brasil: Modelo Enem. Entre 1902 e 1906 o Brasil foi governado por Rodrigues Alves. Esse período foi marcado por realizações no campo da saúde comandadas por Oswaldo Cruz. Estudos de imunologia contribuíram para uma decisão governamental de repercussão negativa junto a populares. Trata-se da:
a) decisão em destruir Canudos, foco de várias doenças.
b) decisão em reformar a cidade do Rio de Janeiro pelo prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos.
c) promulgação de lei que desalojava populações rurais para a construção de uma estrada de ferro entre Santa Catarina e Paraná.
d) decisão em obrigar toda a população a tomar vacina.
e) promulgação de lei que obrigava a atuação de agentes da vigilância sanitária nos bairros operários de São Paulo.
Questão 07. FCC-SP. Durante o governo de Afonso Pena (1906-09), o Brasil fez-se representar na Segunda Conferência Internacional de Paz, em Haia (1907), por Rui Barbosa, que defendeu:
a) a ampliação do mar territorial a fim de proteger as nações subdesenvolvidas.
b) a política pan-americana exposta na doutrina elaborada na presidência de Monroe.
c) o princípio da igualdade de direitos das pequenas nações em relação às grandes potências.
d) a criação de uma instituição nos moldes da Liga das Nações para garantia da paz mundial.
e) a formação de um mercado comum na América Latina para favorecer o seu desenvolvimento econômico.
Questão 08. Explique o lema do governo de Afonso Pena: “Governar é povoar”.
Questão 09 sobre os Presidentes do Brasil: (Modelo Enem) O 6º Presidente da República do Brasil, Afonso Pena, foi um mineiro fiel representante da política do “café-com-leite”. Seu mandato presidencial deve ser relacionado a qual dos slogans apresentados entre as alternativas abaixo?
a) “Governar é povoar”.
b) “Governar é abrir estradas”.
c) “Cinqüenta anos em cinco”.
d) “Quadriênio progressista”.
🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.
Gabarito com as respostas dos exercícios sobre os Presidentes do Brasil (Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves e Afonso Pena):
01. Aristocracia rural nordestina: temia perder a mão-de-obra barata e passível de exploração; Igreja Católica: estava incomodada com o fato de Antonio Conselheiro ter o completo controle religioso sobre a
população do arraial, porém, ele não tinha vínculo formal com a Igreja; Governo Republicano: via no arraial um reduto de monarquistas e baderneiros, capazes de comprometer a ordem pública. Nenhum dos
grupos em questão levou em consideração a luta contra a miséria e pela posse da terra que era empreendida pelos seguidores de Conselheiro; apenas os enxergaram como fanáticos e desordeiros.
02. a) Política dos Estados ou política café-com-leite. Ou ainda, política dos governadores.
b) Rodrigues Alves.
03. C;
04. D;
05. Crise econômica e financeira decorrente do encilhamento, dos gastos com as Revoltas da Armada e Federalista e da superprodução de café. Para resolver a situação, Campos Sales renegociou a dívida externa e obteve novo empréstimo dos banqueiros ingleses, num acordo conhecido como funding-loan. O seu ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho, tomou medidas austeras, como o congelamento do crédito, aumento de impostos e suspensão das obras públicas.
06. D;
07. C;
08. O presidente Afonso Pena tinha uma grande preocupação com a ocupação de territórios ainda inabitados no interior do Brasil, fato que o levou a promover uma grande imigração, não só para abastecer
as fazendas de café da região Sudeste, como era de costume até então, mas também para promover o povoamento, principalmente da região Sul.
Afonso Pena também realizou uma grande expansão de linhas telegráficas pelo interior do Brasil, através do marechal Cândido Rondon.
09. A;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína