Questão 01 sobre Função Afim: (UFMG) Em 2000, a porcentagem de indivíduos brancos na população dos Estados Unidos era de 70% e de outras etnias – latinos, negros, asiáticos e outros – constituíam os 30% restantes. Projeções do órgão do Governo norte-americano encarregado do censo indicam que, em 2020, a porcentagem de brancos deverá ser de 62%.
NEWSWEEK INTERNATIONAL, 29 abr. 2004.
Admite-se que essas porcentagens variam linearmente com o tempo. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que os brancos serão minoria na população norte-americana a partir de:
A) 2050
B) 2060
C) 2070
D) 2040
Questão 02. (UNESP–2007) A unidade usual de medida para a energia contida nos alimentos é kcal (quilocaloria). Uma fórmula aproximada para o consumo diário de energia (em kcal) para meninos entre 15 e 18 anos é dada pela função f(h) = 17h, em que h indica a altura em cm e, para meninas nessa mesma faixa de idade, pela função g(h) = (15,3)h. Paulo, usando a fórmula para meninos, calculou seu consumo diário de energia e obteve 2 975 kcal.
Sabendo-se que Paulo é 5 cm mais alto que sua namorada Carla (e que ambos têm idade entre 15 e 18 anos), o consumo diário de energia para Carla, de acordo com a fórmula, em kcal, é:
A) 2 501
B) 2 601
C) 2 770
D) 2 875
E) 2 970
Questão 03. (UFRGS–2006) Considere o gráfico a seguir, que apresenta a taxa média de crescimento anual de certas cidades em função do número de seus habitantes.
A partir desses dados, pode-se afirmar que a taxa média de crescimento anual de uma cidade que possui 750 000 habitantes é:
A) 1,95%.
B) 2,00%.
C) 2,85%.
D) 3,00%.
E) 3,35%.
Questão 04 sobre Função Afim: (PUC Minas) O gráfico da função f(x) = ax + b está representado na figura.
O valor de a + b é:
A) –1
B)
C)
D) 2
Questão 05. (PUC-SP–2009) O prefeito de certa cidade solicitou a uma equipe de trabalho que obtivesse uma fórmula que lhe permitisse estudar a rentabilidade mensal de cada um dos ônibus de uma determinada linha. Para tal, os membros da equipe consideraram que havia dois tipos de gastos – uma quantia mensal fixa (de manutenção) e o custo do combustível – e que os rendimentos seriam calculados multiplicando-se 2 reais por quilômetro rodado. A tabela a seguir apresenta esses valores para um único ônibus de tal linha, relativamente ao mês de outubro de 2008.
outubro | |
Quantia fixa (reais) | 1 150 |
Consumo de combustível (litros/100 km) | 40 |
Custo de 1 litro de combustível (reais) | 4 |
Rendimentos/km (reais) | 2 |
Distância percorrida (km) | x |
Considerando constantes os gastos e o rendimento, a MENOR quantidade de quilômetros que o ônibus deverá percorrer no mês para que os gastos não superem o rendimento é:
A) 2 775
B) 2 850
C) 2 875
D) 2 900
E) 2 925
Questão 06. (Cesgranrio) O valor de um carro novo é de R$ 9 000,00 e, com 4 anos de uso, é de R$ 4 000,00. Supondo que o preço caia com o tempo, segundo uma linha reta, o valor de um carro com 1 ano de uso é:
A) R$ 8 250,00.
B) R$ 8 000,00.
C) R$ 7 750,00.
D) R$ 7 500,00.
E) R$ 7 000,00.
Questão 07 sobre Função Afim: (UFES) Uma produtora pretende lançar um filme em fita de vídeo e prevê uma venda de 20 000 cópias. O custo fixo de produção do filme foi R$ 150 000,00, e o custo por unidade foi de R$ 20,00 (fita virgem, processo de copiar e embalagem). Qual o preço MÍNIMO que deverá ser cobrado por fita, para não haver prejuízo?
A) R$ 20,00
B) R$ 22,50
C) R$ 25,00
D) R$ 27,50
E) R$ 35,00
Questão 08. (PUC Minas) Uma função do 1º grau é tal que f(–1) = 5 e f(3)= –3. Então, f(0) é igual a:
A) 0
B) 2
C) 3
D) 4
E) –1
Questão 09. (UFV-MG) Uma função f é dada por f(x) = ax + b, em que a e b são números reais. Se f(–1) = 3 e f(1) = –1, então f(3) é o número:
A) 1
B) 3
C) –3
D) 5
E) –5
Questão 10 sobre Função Afim: (UFRGS) O ônibus X parte da cidade A com velocidade constante de 80 km/h, à zero hora de certo dia. Às 2 horas da madrugada, o ônibus Y parte da mesma cidade, na direção e sentido do ônibus X, com velocidade constante de 100 km/h. O ônibus Y vai cruzar com o ônibus X, pela manhã, às:
A) 6 horas.
B) 8 horas.
C) 10 horas.
D) 11 horas.
E) 12 horas.
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Gabarito com as respostas dos 10 exercícios de matemática sobre Função Afim para passar no Enem e Vestibular:
01. A;
02. B;
03. C;
04. C;
05. C;
06. C;
07. D;
08. C;
09. E;
10. C;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína