Questões sobre Progressão Aritmética para Concursos

01. Questões sobre Progressão Aritmética: (PUC Minas) Na sequência o termo de ordem 30 é:
a)
b)
c)
d)
e)

 

 

02. (PUC-Campinas-SP) Para todo número natural n, não nulo, os termos de três sequências, an, bn e cn, estão relacionados entre si, conforme o esquema a seguir:
1   x  8  = 10  – 2
2   x  8 = 20  – 4
3   x  8 = 30  – 6
4   x  8 = 40  – 8
:    :   :  :    :    :  :
an x  8 = bn  – Cn

Assinale, a alternativa que tem os valores CORRETOS para an, bn e cn.
A) an = 83; bn = 830; cn = 160
B) an = 125; bn = 1 200; cn = 250
C) an = 350; bn = 3 500; cn = 680
D) an = 423; bn = 4 230; cn = 846
E) an = 504; bn = 5 000; cn = 1 008

 

 

03. (UECE) Seja (a1, a2, a3, a4, a5, a6, a7, a8) uma progressão aritmética. Se a2 + a5 = 8 e a8 = 7, então a 3 + a7 é igual a:
a) 8
b)
c) 10
d)

 

 

04. (PUC-SP) Seja f a função de Z em Z definida por f(x) é igual a:

{2x-1, se X é par

{0, se X é impar

Nessas condições, a soma f(1) + f(2) + f(3) + f(4) + … + f(999) + f(1 000) é igual a:
A) 50 150
B) 100 500
C) 250 500
D) 500 500
E) 1 005 000

 

 

05. Questões sobre Progressão Aritmética: (UNIFESP–2006) Se os primeiros quatro termos de uma progressão aritmética são a, b, 5a, d, então o quociente é igual a:
a)
b)
c) 2
d)
e) 5

 

Simulado sobre Função Logarítmica para Ensino Médio.

 

06. Questões sobre Progressão Aritmética: ( Mackenzie – SP) Na sequência numérica (4, 7, a3, a4, a5, …), sabe-se que as diferenças bn = a n + 1 – an, n ≥ 1, formam uma progressão aritmética de razão 2. Então, a15 é igual a:
A) 172
B) 186
C) 200
D) 214
E) 228

 

 

07. Os chamados números figurados são aqueles que podem ser representados geometricamente, em uma determinada configuração, conforme mostrado a seguir:

Números triangulares

Números quadrados

 

Considere a sequência de números pentagonais a seguir.
Mantido o padrão apresentado, o próximo número da sequência é igual a:

A) 19
B) 20
C) 22
D) 28
E) 30

 

 

08. (Enem–2010) O trabalho em empresas de festas exige dos profissionais conhecimentos de diferentes áreas.
Na semana passada, todos os funcionários de uma dessas empresas estavam envolvidos na tarefa de determinar a quantidade de estrelas que seriam utilizadas na confecção de um painel de Natal. Um dos funcionários apresentou um esboço das primeiras cinco linhas do painel, que terá, no total, 150 linhas.

exercícios e questões de Progressão Aritmética para alunos e professores de matemática

Após avaliar o esboço, cada um dos funcionários esboçou sua resposta:
FUNCIONÁRIO I: aproximadamente 200 estrelas.
FUNCIONÁRIO II: aproximadamente 6 000 estrelas.
FUNCIONÁRIO III: aproximadamente 12 000 estrelas.
FUNCIONÁRIO IV: aproximadamente 22 500 estrelas.
FUNCIONÁRIO V: aproximadamente 22 800 estrelas.

Qual funcionário apresentou um resultado mais próximo da quantidade de estrelas necessária?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V

 

 

09. Questões sobre Progressão Aritmética: (Enem–2010) Ronaldo é um garoto que adora brincar com números. Numa dessas brincadeiras, empilhou caixas numeradas de acordo com a sequência, conforme mostrada no esquema a seguir:

1
1 2 1
1 2 3 2 1
1 2 3 4 3 2 1

Ele percebeu que a soma dos números em cada linha tinha uma propriedade e que, por meio dessa propriedade, era possível prever a soma de qualquer linha posterior às já construídas. A partir dessa propriedade, qual será a soma da 9ª linha da sequência de caixas empilhadas por Ronaldo?
A) 9
B) 45
C) 64
D) 81
E) 285

 

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Gabarito com as respostas das Questões sobre Progressão Aritmética para Concursos:

01. B;
02. D;
03. C;
04. D;
05. D;
06. E;
07. C;
08. C;
09. D

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