Exercícios sobre Interpretação, Continuação e Ordenação de Texto

01. Interpretação, Continuação e Ordenação de Texto: (AFRFB – 2002)

Num determinado ponto do discurso de posse como Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara faz um raciocínio baseado em quatro proposições. Ordene tais proposições, obedecendo ao esquema: 1-proposição genérica; 2- proposição acidental; 3-proposição resolutiva; 4-proposição consecutiva.

I. A melhor maneira de combater o erro é libertar as parcelas de verdade prisioneiras dentro dele.

II. Quando o erro perde a verdade que nele se esconde, deixa de ter poder de sedução e consistência interior.

III. Deus fez a inteligência voltada para a verdade.

IV. Quando a inteligência adere ao erro é seduzida pela alma de verdade que existe dentro de todo erro.

A ordenação correta é:

1   2   3     4

a) I, II, IV, III

b) I, IV, II, III

c) III, IV, I, II

d) III, II, I, IV

e) II, III, I, IV

 

 

02.(AFT – 2003)

Assinale o título sugerido para o texto que corresponde à sua idéia principal.

Vale lembrar que nos governos Vargas e JK e nos governos do ciclo militar, apesar da preponderância do estatismo, as empresas ocuparam posição central. Vargas governou com os empresários ao seu lado. Dificilmente dava um passo importante sem antes ouvir a Confederação Nacional da Indústria. Juscelino fez do capital privado um trunfo. Basta citar o caso emblemático da produção automobilística que fez a imprensa mundial comparar São Paulo a uma nova Detroit. Os militares criaram sistemas híbridos, a exemplo da petroquímica, associando o Estado e iniciativa privada. A iniciativa privada foi o pulmão do desenvolvimento na época do estatismo e terá ainda maior relevância na economia contemporânea. Um modelo de desenvolvimento que não leve esta evidente nuança em consideração é como se fosse um dinossauro, muito bom para as primeiras eras geológicas e muito distante da era atual.

(Emerson Kapaz, “Dedos cruzados” in Revista Política Democrática, nº 6, p. 41)

a) Os governos Vargas e JK & os governos militares

b) A iniciativa privada no desenvolvimento econômico

c) O papel da Confederação Nacional da Indústria no governo JK

d) Os sistemas híbridos dos governos militares

e) O estatismo de Vargas a JK

 

 

03. Interpretação, Continuação e Ordenação de Texto: (CGU – 2008)

Assinale a opção que não serve de título para o trecho abaixo por reproduzir erradamente informação aí contida.

Por trás dos números recordes de geração de emprego formal no governo Lula, o mercado de trabalho com carteira assinada avança em ocupações de baixa escolaridade e salários menores, enquanto, em nome da globalização e dos ganhos de produtividade das empresas, posições mais bem remuneradas nas áreas de supervisão e gerência tendem à atrofia.

(Sofia, Julianna, Folha de S. Paulo, 6/1/2008, B1.)

a) Baixa qualificação puxa alta do emprego

b) Criação de vagas se deu em ocupações que exigem menos qualificação

c) Aumento de remuneração atinge as posições de trabalho globalizado

d) Crescimento atual do emprego favorece mão-de-obra de baixa escolaridade

e) Acanham-se no atual quadro de trabalho as funções de gerência e supervisão

 

 

04.(MTUR – 2014)

Assinale a opção que não tem respaldo na argumentação do texto.

A economia mundial deve continuar em recuperação no próximo ano, com os Estados Unidos, a maior potência, crescendo perto de 3% e funcionando outra vez como um dos principais motores do crescimento das outras nações. A economia número dois, a China, continuará avançando bem mais velozmente que a média mundial, com taxa próxima de 7,5%. Mas a retomada americana e a reação positiva japonesa tornarão mais eficiente a difusão da prosperidade no mundo, segundo as projeções das mais importantes entidades multilaterais, incluídos o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

(Adaptado de O Estado de S. Paulo, 14/12/2013)

a) A recuperação econômica dos Estados Unidos interfere positivamente na economia mundial.

b) Conforme as informações do texto, os Estados Unidos tinham deixado de ser temporariamente o motor do crescimento mundial.

c) A economia japonesa em crescimento influi na prosperidade mundial.

d) O FMI prevê que a economia mundial ainda continuará estagnada por muito tempo em decorrência da crise de 2008.

e) A economia da China crescerá mais que o dobro do que o crescimento da economia dos Estados Unidos em 2014.

 

 

05. Interpretação, Continuação e Ordenação de Texto: (AFRFB – 2005)

O enquadramento pós-estruturalista da teoria da comunicação analisa o modo como a comunicação eletronicamente mediada (o que eu chamo modo de informação) desafia, e ao mesmo tempo reforça, os sistemas de dominação emergentes na sociedade e cultura pós-moderna. A minha tese é que o modo de informação decreta uma reconfiguração radical da linguagem, que constitui sujeitos fora do padrão do indivíduo racional e autônomo. Esse sujeito familiar moderno é deslocado pelo “modo de informação” em favor de um que seja múltiplo, disseminado e descentrado, interpelado continuamente como uma identidade instável. Na cultura, essa instabilidade coloca tanto perigos como desafios que se tornam parte de um movimento político – ou se estão relacionados com as políticas feministas, minorias étnicas/raciais, posições gays e lésbicas, podem conduzir a um desafio fundamental às instituições e estruturas sociais modernas. (Haik Poster. A segunda era dos mídia)

Assinale a inferência que não está coerente com a argumentação do texto.

a) Na cultura pós-moderna, o modo de informação estabelece com os sistemas de dominação relações em dois sentidos.

b) Uma reconfiguração da linguagem repercute na reconfiguração dos sujeitos sociais, seja na cultura moderna seja na pós-moderna.

c) Uma identidade instável caracteriza o sujeito, múltiplo, disseminado e inserido em movimentos políticos, culturais e sociais.

d) Sujeitos deslocados pelo modo de informação eletronicamente mediado provocam uma instabilidade que se torna parte de movimento político.

e) O padrão do indivíduo racional e autônomo conduz a políticas que podem desafiar os fundamentos das instituições e estruturas modernas.

 

Exercícios sobre Acentuação e Ortografia.

 

06. Interpretação, Continuação e Ordenação de Texto: (AFRFB – 2012)

Enxergando suas obras da década de 1890 à luz de seus conceitos-chave ‒ como o de “idealismo prático” e o de “República” ‒, conclui-se que Nabuco permaneceu monarquista por julgar que o advento do regime republicano, naquele momento, …………………………… o advento de uma sociedade autenticamente republicana, liberal e democrática entre nós. Por outro lado, considerações de ordem estritamente prática levavam-no a ver, na Monarquia preexistente, um instrumento que permitiria promover mais efetivamente o civismo, o liberalismo e a democracia, capaz de preparar a sociedade brasileira para uma República que fosse além do mero rótulo, ou seja, sem desnível entre forma e conteúdo; entre o país legal e o país real.

(Christian Edward Cyril Lynch, “O Império é que era a República: a monarquia republicana de Joaquim Nabuco”. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n.85, 2012, com adaptação)

Assinale a opção que completa a lacuna sem provocar incoerência de ideias ou ruptura na direção argumentativa do texto.

a) poderia acelerar as transformações sociopolíticas necessárias para

b) viria a prejudicar e não a favorecer

c) encontraria valores sedimentados de civismo e liberalismo para

d) legitimaria a implantação de regimes totalitários, forçando

e) em vez de retardar o processo democrático, viria a acelerar

 

 

07.(ATRFB – 2012)

Assinale a opção que preenche a lacuna do texto de forma gramaticalmente correta, coesa e coerente.

A necessidade de uma reforma tributária é quase uma unanimidade nacional. Na área federal, a que mais pesa na carga tributária, certamente é possível simplificar a estrutura de impostos e contribuições que incidem sobre os mesmos fatos geradores. Mas é a esfera estadual que concentra as maiores dificuldades do sistema produtivo no que se refere a tributos. É como se o país estivesse dividido em 27 “nações”, cada qual com uma interpretação da legislação que deveria, no entanto, ser comum a todas. Não deixa de ser salutar que as unidades da federação tenham políticas de atração de investimento.

___________________________________________________________________________________________________

É o que poderia ocorrer também no Brasil, mas para isso é preciso uma reforma que estabeleça novas regras de convivência tributária entre os entes federativos.

(Editorial, O Globo, 29/7/2012)

a) A tentativa de se promover a reforma por meio de um projeto do governo federal não avançou no Congresso.

b) Governadores se mostraram temerosos diante das mudanças, ainda que a União se dispusesse a compensar eventuais perdas durante um período de transição.

c) Como as bancadas estaduais se mantiveram relutantes diante do projeto, criou-se um impasse.

d) A reforma poderia ter sido feita em uma conjuntura de vacas gordas, quando a arrecadação bateu sucessivos recordes nas várias esferas de governo.

e) Na China, embora governada por um regime centralizador, existe hoje uma disputa entre as províncias, e o país não se ressente dessa competição.

 

 

08. Interpretação, Continuação e Ordenação de Texto: (MPOG – 2012)

Assinale a opção que constitui continuação coesa e coerente para o trecho a seguir.

Há dois anos, quando restou claro que a vigência da chamada Lei da Ficha Limpa ficaria para o pleito deste ano, grande parte dos analistas voltou sua atenção para os possíveis reflexos desse instrumento legal sobre a disputa.

Ainda não se conhece a extensão do impacto da Ficha Limpa sobre as impugnações. Em São Paulo, menos de 10% do total de pedidos de impugnação ajuizados pelo Ministério Público Eleitoral foram estribados na referida lei.

(Zero Hora (RS), 6/9/2012)

a) Não se quer com essa resolução insinuar que tenha procedido mal o Ministério Público Eleitoral em impugnar candidatos, nem os tribunais de segunda instância em julgar contrariamente aos que desejam concorrer.

b) Se a Justiça tem essa dificuldade em se pronunciar sobre esses casos no reduzido período de tempo que vai até as eleições, instala-se entre eleitores, candidatos e partidos um ambiente de insegurança nocivo ao jogo democrático.

c) É inevitável que, dada essa anomalia, uma parte dos eleitores vote às escuras, sem ter absoluta certeza sobre se o escolhido poderá ou não tomar posse.

d) Ele reafirmou que, caso os candidatos tenham a impugnação mantida pelo TSE e obtenham mais de 50% dos votos no pleito, a Lei Eleitoral prevê a convocação de novas eleições. Trata-se de um cenário suficientemente grave para que não se reflita sobre medidas capazes de preveni-lo ou saná-lo.

e) A se julgar pelo exemplo paulista, não terá sido a Ficha Limpa a assoberbar os protocolos da Justiça Eleitoral com processos este ano.

 

 

09.(SUSEP – 2010)

Assinale a opção que apresenta trecho adequado para ser inserido, de forma gramaticalmente correta, coesa e coerente, na lacuna do texto abaixo.

Bancos públicos e privados do País se expandem no mercado externo. A rede de bancos de capital nacional no exterior ampliou-se a partir da década de 1990, buscando, inicialmente, atrair depósitos e aplicações de imigrantes brasileiros espalhados pelo mundo, responsáveis por um volume considerável de remessas financeiras para suas famílias, ou mesmo para seus negócios, no Brasil

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Já é clara, assim, a tendência para uma expansão global. O objetivo é claro:

há todo o interesse dos bancos em acompanhar um número crescente de clientes empresariais brasileiros que já atuam nos quatro cantos do mundo, além de buscar novos negócios onde quer que se instalem.

(O Estado de S. Paulo, Editorial, 17/02/2010, com adaptações).

a) Posteriormente, houve uma tendência para a regionalização das operações dos bancos, tendo por base o Mercosul, com a abertura de escritórios e agências. E os bancos brasileiros, mais recentemente, têm feito aquisições de instituições financeiras em outros países, para onde levam a sua marca.

b) Diferentemente do que ocorre com essa infraestrutura de transportes, que apresenta ainda graves deficiências, o setor financeiro e de mercado de capitais no Brasil conta com estrutura para atrair investidores.

c) Criou-se, assim, um ambiente favorável para que médias e grandes empresas do Brasil da área de Tecnologia da Informação, com subsidiárias em outros países, principalmente a Argentina e o México, possam competir com êxito com grandes multinacionais.

d) Prevendo-se que o mercado mundial de tecnologia tenha um crescimento de 4,6% em 2010, que deverá ser liderado pelos países emergentes, a associação brasileira do setor estima que as vendas externas de softwares e serviços de comunicação e tecnologia possam atingir US$ 5 bilhões este ano.

e) Além desse bem-vindo estímulo governamental ao empreendedorismo o desafio do Brasil nessa área, como em tantas outras, é a formação de mão de obra qualificada em quantidade suficiente para continuar avançando.

 

 

10. Interpretação, Continuação e Ordenação de Texto: (CGU – 2012)

A oferta total de crédito na economia brasileira dobrou nos últimos oito anos.

A queda da inflação, a diminuição da taxa básica de juros e também a criação de novas modalidades de financiamento, como o consignado, contribuíram para o aumento da disponibilidade de crédito. Isso foi decisivo para o crescimento do consumo e tem sido um dos principais dínamos do PIB. Mas começam a ficar evidentes os sinais de fadiga nessa expansão econômica baseada no endividamento. Mesmo com o barateamento do dinheiro provido pelo Banco Central, o crédito ficou mais caro para os consumidores. Preocupado com a falta de vigor da economia, o governo determinou que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal reduzissem as suas taxas. No cheque especial e no financiamento de veículos, por exemplo, os juros que agora serão cobrados pelos bancos públicos são praticamente a metade das taxas médias de mercado.

(Adaptado de Veja, 18 de abril, 2012)

Assinale a opção que fornece uma continuidade gramaticalmente correta e coerente para a argumentação do texto.

a) Ou seja, esses bancos passaram a pagar menos pelo dinheiro que captam no mercado, aumentando as possibilidades de conssessão de empréstimos.

b) Essa e outras medidas teriam a finalidade de aquecer de novo a economia, por meio do estímulo ao consumo e impulso para os investimentos.

c) Mas essas medidas foram eclipsadas pelo aumento dos spreads bancários como é chamada a diferença entre o juro que o banco paga e o juro que cobra.

d) Provisões para cobrir essa inadimplência e o peso da tributação responde por mais da metade do custo do dinheiro – que os bancos repassam aos consumidores.

e) No entender dos analistas essas medidas com respeito às taxas excessivas traz a ameaça de causar prejuízos que mais tarde terão que ser cobertos pelo Tesouro.

 

🔵 >>> Confira nossa lista com todos os exercícios de Português.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Português sobre Interpretação, Continuação e Ordenação de Texto:

01. C; 02. B; 03. C; 04. D; 05. E; 06. B; 07. E; 08. E; 09. A; 10. B