Presidente Jânio Quadros 09 Exercícios com Gabarito

Questão 01 sobre o Presidente Jânio Quadros: UFPE. Sobre o governo do Presidente Jânio Quadros, iden­tifique a afirmação incorreta.

a) Sua renúncia gerou uma crise política, assumindo a presidência da República o presidente da Câma­ra dos Deputados, Ranieri Mazzilli.

b) Afonso Arinos, então ministro das Relações Exte­riores, procurou estabelecer uma política externa independente dos Estados Unidos.

c) Sua política externa buscou um relacionamento mais intenso com os países socialistas.

d) Durante seu governo foram restabelecidas as relações diplomáticas com a União Soviética.

e) Sua política externa de governo foi totalmente apoiada pelo governo dos Estados Unidos da América.


Questão 02. UFF-RJ. Após a renúncia de Jânio Quadros, greves e paralisações fortaleceram os movimentos de esquerda, provocando o período de tensões que antecedeu a queda de João Goulart.
A derrubada do governo João Goulart – em 1o de abril de 1964 – está inspirada na interpretação de que o país estava sendo campo de uma verdadeira guerra revolucionária. Segundo se afirmava, destinava-se esta a instaurar a República Sindicalista.
IANNI, Octávio. O colapso do populismo no Brasil.

O populismo no Brasil, a cuja crise o texto se refere, pode ser associado:
a) ao processo de extinção dos partidos e à proposta de substituí-los pelos sindicatos.
b) à guerrilha praticada pelos movimentos de esquerda com vistas à implantação do socialismo.
c) às aspirações das classes populares ao papel de protagonista no cenário político brasileiro.
d) ao paternalismo dos políticos brasileiros inaugurado por Arthur Bernardes.
e) aos benefícios, como o PIS e o Pasep, concedidos às camadas populares do Brasil.


Questão 03. Mackenzie-SP. O presidente acusava as misteriosas “forças ocultas” como responsáveis pelo seu ato. Hoje, há poucas dúvidas de que a renúncia fazia parte de uma estratégia golpista. Minoritário no Congresso, criticado duramente por Carlos Lacerda, o presidente esperava voltar nos braços do povo, fato que não se confirmou.

Por meio do texto, identifique o acontecimento histórico em questão.
a) Suicídio do presidente Getúlio Vargas
b) Impeachment do presidente Collor de Mello
c) Queda do governo Goulart
d) Deposição de Carlos Luz
e) Renúncia de Jânio Quadros


Questão 04. Mackenzie-SP. Sobre o breve governo Jânio Quadros (de janeiro a agosto de 1961) e sua conseqüente renúncia, não podemos afirmar que:

a) adotou uma política externa independente, buscando para o Brasil uma terceira via entre os blocos capitalista e socialista, gerando oposição nos segmentos conservadores.

b) o plano financeiro de Jânio Quadros, baseado na contenção dos gastos públicos e expansão monetária, foi bem recebido pelos credores e FMI.


Questão 05 sobre o Presidente Jânio Quadros: UERJ. A política dos bilhetinhos é uma das características do governo Jânio Quadros (1961), que foi marcado por uma:

a) forma descentralizada de governo, concretizada pela delegação de poderes.
b) aliança com grupos de esquerda, exemplificada pela condecoração de Che Guevara.
c) integração ao projeto populista de governo, apoia­da pelos partidos getulistas PSD e PTB.
d) ação moralizadora de combate à corrupção, acres­cida do estilo personalista do presidente.


Questão 06. UFSC. Varre, varre vassourinha, varre, varre a bandalheira, o povo já está cansado de viver dessa maneira.
BUENO, Eduardo. Brasil: uma História. São Paulo: Editora Ática, 2003. p. 355

Este era o jingle da campanha de Jânio Quadros para presidente da República, em 1960. Jânio, que tinha como símbolo de campanha uma vassoura (com a qual iria varrer a corrupção), foi eleito com uma expressiva votação.

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) sobre este período da História do Brasil.
01. Jânio Quadros foi eleito graças ao apoio de Jusce­lino Kubitschek, o construtor de Brasília, a quem sucedeu.

02. O candidato a vice-presidente na chapa de Jânio Quadros e seu aliado na disputa que travava com a UDN era João Goulart, ex-ministro do trabalho de Getúlio Vargas, a quem os militares se opunham.

04. Apesar de eleito com uma grande maioria dos vo­tos populares, Jânio governava sem base política. Não conseguindo aprovar as medidas que achava importantes, decretou o fechamento do Congresso, dando início a um governo ditatorial.

08. No governo, Jânio Quadros adotou uma política externa de aproximação com os países do bloco socialista. Condecorou Ernesto Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

16. Jânio Quadros não chegou a concluir o seu manda­to. Pressionado pela oposição, renunciou, atribuindo a sua renúncia a forças terríveis (ou ocultas).

32. A renúncia de Jânio Quadros gerou uma grave crise política. As forças armadas, por meio da chamada “Segunda Revolta da Armada”, tomaram o poder.

64. Jânio Quadros voltou ao poder nas eleições seguintes. Teve apoio do movimento conhecido como “Queremismo”. O povo, nas ruas, exigia a sua volta.

Some os números dos itens corretos.


Questão 07. Cesgranrio-RJ. Durante o governo do presidente Jânio Quadros foram alteradas as diretrizes da política externa. Essas alte­rações ficaram conhecidas como:

a) política externa independente, com aproximação comercial e cultural dos países africanos, espe­cialmente os de língua portuguesa.
b) política externa independente, com aproximação cultural e econômica dos países da Europa Central e Ocidental.
c) política externa independente, com aproximação comercial e industrial, dos países comunistas.
d) política externa dependente, com definição do pragmatismo econômico sob a direção americana.
e) política externa dependente, com aproximação comercial e cultural dos países latino-americanos.


Questão 08. UECE. Sobre a política estabelecida por Jânio Quadros na presidência da República, pode-se afirmar correta­mente que:

a) no plano interno, Jânio ocupava-se muitas vezes de questões menores, como a briga de galos ou os trajes das misses, enquanto procurava estabelecer uma independente e confusa política externa.

b) apesar das hesitações com relação às reformas de base prometidas na campanha eleitoral, Jânio im­plementou uma arriscada e independente política externa, chegando a condecorar Che Guevara.

c) Jânio elegeu-se prometendo “varrer” a corrupção da política brasileira, mas foi deposto sob acusação de enriquecimento ilícito com verbas de campanha.

d) procurando implementar as promessas de cam­panha a respeito da reforma agrária e querendo dissolver o Congresso, Jânio renunciou quando encontrou resistências entre os sindicatos operá­rios que o haviam apoiado.


Questão 09 sobre o Presidente Jânio Quadros: Cesgranrio-RJ. A política de relações internacionais do Estado brasilei­ro contemporâneo teve entre seus marcos o(a):

a) não-alinhamento à Guerra Fria, definido na Conferência do Rio de Janeiro, em 1947.

b) afastamento dos Estados Unidos depois de 1964, quando os militares adotaram uma política terceiro­mundista.

c) criação do Mercosul com a Argentina, tendo a integração dos países sido iniciada no contexto da Independência.

d) valorização do Nafta como forma de integração continental, recebendo o Brasil apoio dos EUA à sua candidatura para a Conselho de Segurança da ONU.

e) política externa independente a partir do início do governo Jânio Quadros, reaproximando o Brasil dos países do bloco socialista.


🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.


Gabarito com as respostas dos exercícios sobre o Presidente Jânio Quadros:

01. E;
02. C;
03. E;
04. D;
05. D;

06. 24 (08 + 16);

07. A;
08. A;
09. E

Deixe um comentário