Segunda Lei de Mendel 10 Exercícios com Gabarito

Questão 01 sobre Segunda Lei de Mendel Exercícios: (UFMG) Qual a alternativa em que o genótipo indicado está CORRETAMENTE relacionado ao tipo de gameta produzido?

A) Aabb → A,a,b
B) AAbb → AA,Ab,bb
C) AaBb → Aa,Bb
D) aaBB → aB, aa, BB
E) aaBb → aB, ab


Questão 02. (UFMG) Numa espécie vegetal, o caráter flor branca (V) é dominante sobre flor vermelha (v); o caráter flor axilar (T) é dominante sobre flor terminal (t). Do cruzamento entre plantas de flores brancas e terminais com plantas de flores vermelhas e axilares, resultou a seguinte descendência:

1/4 de indivíduos com flores brancas e axilares,
1/4 de indivíduos com flores brancas e terminais,
1/4 de indivíduos com flores vermelhas e axilares,
1/4 de indivíduos com flores vermelhas e terminais.

Os genótipos dos pais, no cruzamento, eram:
A) Vvtt e vvTt.
B) VvTt e vvtt.
C) VvTt e VvTt.
D) vvTt e VvTt.
E) VVtt e vvTT.

Observação: Flores axilares são aquelas que se dispõem ao longo dos ramos e flores terminais, aquelas que só aparecem na porção final dos ramos.


Questão 03 sobre Segunda Lei de Mendel Exercícios: (UFMG) Um indivíduo de genótipo AaBbEe deve ter se originado da combinação gamética indicada em:

A)AaB + bEe
B) AaE + Bbe
C) ABb + aEe
D) ABe + abE
E) AEe + aBb


Questão 04. (Unifor-CE) Em certa espécie vegetal, o gene B condiciona plantas altas, e seu alelo recessivo b condiciona plantas baixas. O gene A condiciona flores brancas e é dominante sobre o gene a que condiciona flores amarelas. Cruzaram-se entre si plantas altas com flores brancas, heterozigotas para ambos os pares de genes, e obtiveram-se 320 descendentes. Desses, espera-se que o número de plantas baixas com flores brancas seja igual a:

A) 20
B) 60
C) 180
D) 240
E) 320


Questão 05 sobre Segunda Lei de Mendel Exercícios: (Enem) Suponha que em um concurso de cães foram analisadas duas características genéticas condicionadas por genes dominantes (A e B) que se segregam independentemente. O homozigoto para essas duas características recebe mais pontos que os heterozigotos e estes, mais pontos que os duplo recessivos, que ganham nota zero. Um criador, desejando participar do concurso, cruzou um macho e uma fêmea, ambos heterozigotos para os dois pares de genes, obtendo uma descendência com todos os genótipos possíveis. Considerando que todos os descendentes do referido cruzamento participaram do concurso, e que cada gene dominante no genótipo contribui com 5 pontos na premiação, os cães classificados em penúltimo lugar receberam:

A) 0 (zero) ponto.
B) 5 pontos.
C) 10 pontos.
D) 15 pontos.
E) 20 pontos.


Questão 06. (PUC-Campinas-SP) Qual é a probabilidade de um casal duplo heterozigoto para dois pares de genes autossômicos com segregação independente vir a ter um descendente com apenas uma característica dominante?

A) 15/16
B) 9/16
C) 6/16
D) 3/16
E) 1/16


Questão 07 sobre Segunda Lei de Mendel Exercícios: (UFSCar-SP–2007) Suponha um organismo diploide, 2n = 4, e a existência de um gene A em um dos pares de cromossomos homólogos e de um gene B no outro par de homólogos. Um indivíduo heterozigótico para os dois genes formará:

A) 2 tipos de gametas na proporção 1:1.
B) 2 tipos de gametas na proporção 3:1.
C) 4 tipos de gametas nas proporções 9:3:3:1.
D) 4 tipos de gametas nas proporções 1:1:1:1.
E) 4 tipos de gametas na proporção 1:2:1.


Questão 08. (FCC-SP) Sabendo-se que A e B são genes que se segregam independentemente e que A e B são dominantes sobre seus alelos a e b, a proporção de fenótipos esperados para os descendentes do cruzamento AaBb x AAbb é:

A) 1:1
B) 1:2:1
C) 3:1
D) 1:1:1:1
E) 9:3:3:1


Questão 09. (ESAN-SP) Considere um gene autossômico T, localizado num determinado cromossomo, e o gene autossômico z recessivo, localizado em qualquer outro cromossomo. Sabendo-se que T é letal na fase embrionária quando em homozigose, qual a proporção fenotípica esperada entre os descendentes viáveis do cruzamento de uma fêmea heterozigótica para esses dois pares de genes com um macho de igual composição genotípica?

A) 9:4
B) 9:3:3:1
C) 13:1
D) 6:2:3:1
E) 3:3:3:1


Questão 10 sobre Segunda Lei de Mendel Exercícios: (UFSC) Considerando o indivíduo Y, com o genótipo AaBb, e o indivíduo X, com o genótipo aaBb, é VÁLIDO supor que:

01. o indivíduo X produzirá 3 tipos de gametas diferentes.

02. o indivíduo Y produzirá 4 tipos de gametas diferentes.

04. do cruzamento de X com Y poderemos obter indivíduos homozigotos para os alelos A e B, simultaneamente.

08. do cruzamento de X com Y poderemos obter indivíduos homozigotos para os alelos a e b, simultaneamente.

16. do cruzamento de X com Y poderemos obter indivíduos duplo-heterozigotos.

32. do cruzamento de X com Y, esperamos que a metade dos indivíduos seja Aa e a outra metade, aa.

Dê como resposta a soma dos números das alternativas CORRETAS: ___________


🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.


Gabarito com as respostas do simulado de genética sobre a Segunda Lei de Mendel Exercícios para passar no Enem e Vestibular:

01. E;
02. A;
03. D;
04. B;
05. B;

06. C;
07. D;
08. A;
09. D;
10. 58

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