Lista com 20 Exercícios sobre a Primeira e Segunda Lei de Mendel

Questão 01 sobre a Primeira e Segunda Lei de Mendel: (UCSal-BA) Em cobaias, o gene dominante B condiciona pelos pretos, e o seu alelo recessivo b, pelos brancos; o gene dominante l determina pelos curtos, e o seu alelo recessivo l, pelos longos. Esses pares de genes apresentam segregação independente.

O procedimento mais indicado para determinar o genótipo de uma cobaia de pelos pretos e curtos é cruzá-la com uma cobaia:
A) bbll
C) BBll
B) BBll
D) bbll


Questão 02. (FCC-SP) Os genes A, B, C e D são dominantes sobre seus alelos a, b, c e d e segregam-se independentemente. Entre os descendentes do cruzamento de indivíduos heterozigotos para as quatro características, qual é a proporção esperada de indivíduos que apresentam pelo menos um caráter dominante?

A) 255/256
C) 1/256
B) 81/256
D) 3/4


Questão 03. (UFMG) Observe o esquema.
esquema de cruzamento dos genes hemoglobina

Com base nesse esquema e em conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:
A) o gene HbA é dominante sobre o gene HbS.
B) os indivíduos HbA/HbS e HbS/HbS devem apresentar os mesmos níveis de hemoglobina anormal.
C) os indivíduos que produzem só hemácias anormais podem ser curados por meio de transfusão sanguínea.
D) um determinado genótipo pode produzir diferentes fenótipos.


Questão 04. (UFES) Em ervilhas, a vagem verde (A) domina sobre a vagem amarela (a), e a planta alta (B) domina sobre a planta baixa (b). O cruzamento-teste de 100 plantas de vagens verdes e altas produziu 25 descendentes de vagens verdes e altas; 25 descendentes de vagens amarelas e altas; 25 descendentes de vagens verdes e baixas e 25 descendentes de vagens amarelas e baixas.

O genótipo das plantas de vagens verdes e altas, submetidas ao cruzamento-teste, é
A) AABB
B) AABb
C) AaBb
D) aaBB
E) aabb


Questão 05 sobre a Primeira e Segunda Lei de Mendel: (PUC-SP) Na espécie humana, a sensibilidade ao PTC (feniltiocarbamida) é devido a um gene dominante i e a insensibilidade é condicionada pelo alelo recessivo . A habilidade para o uso da mão direita é condicionada por um gene dominante E, e a habilidade para o uso da mão esquerda é determinada pelo alelo recessivo e. Um homem destro e sensível, cuja mãe era canhota e insensível ao PTC, casa-se com uma mulher canhota e sensível ao PTC, cujo pai era insensível.

A probabilidade de o casal ter uma criança destra e sensível é de
A) 1/2
B) 1/4
C) 3/4
D) 1/8
E) 3/8


Questão 06. (ESAN-SP) Considere um gene autossômico T, localizado num determinado cromossomo, e o gene autossômico z recessivo, localizado em qualquer outro cromossomo. Sabendo-se que T é letal na fase embrionária quando em homozigose, qual a proporção fenotípica esperada entre os descendentes viáveis do cruzamento de uma fêmea heterozigótica para esses dois pares de genes com um macho de igual composição genotípica?

A) 9:4
B) 9:3:3:1
C) 13:1
D) 6:2:3:1
E) 3:3:3:1


Questão 07. (PUC Minas) A doença de Huntington (DH) é uma doença hereditária autossômica neurodegenerativa, que se caracteriza por uma demência e descoordenação motora progressiva devido à perda prematura de neurônios específicos do sistema nervoso central. Ela normalmente se manifesta em indivíduos após a idade reprodutiva e, mesmo que apenas um dos progenitores seja afetado por essa doença, a chance de os filhos serem também afetados é de 50%.

A genealogia a seguir foi montada para o acompanhamento de DH em uma família.
heredograma cruzamento doença de huntington

Analisando-se a genealogia e as informações anteriores, é correto afirmar, EXCETO
A) Indivíduos heterozigotos são sempre afetados por esse caráter.
B) O gene que determina esse caráter não está presente no cromossomo X.
C) A chance de o casal 11 x 12 ter uma filha normal é de 1/8.
D) O cruzamento dos indivíduos 13 e 9 pode produzir 1/4 de descendentes afetados.


Questão 08. (FUVEST-SP) Uma abelha rainha tem os seguintes pares de alelos que se segregam independentemente: AaBbDdEe. Sabendo-se que os zangões surgem de óvulos que se desenvolvem por partenogênese, quantos genótipos diferentes, relativos a esses quatro pares de alelos, podem apresentar os zangões filhos dessa rainha?

A) Um
B) Dois
C) Quatro
D) Oito
E) Dezesseis


Questão 09. (Enem–2009 / ANULADA) Anemia falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. Indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglobina S, ela nasce com um par de genes SS e assim terá a anemia falciforme. Se receber de um dos pais o gene S e do outro o gene para a hemoglobina A, ela não terá a doença, apenas o traço falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto deverá saber que, se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.
Disponível em: http://www.opas.org.br. Acesso em: 02 mai. 2009. (Adaptação).

Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que o casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com anemia falciforme é igual a 104:
A) 5,05%
B) 6,25%
C) 10,25%
D) 18,05%
E) 25,00%


Questão 10 sobre a Primeira e Segunda Lei de Mendel: (Unicamp-SP) Em experimento, feito no início do século, dois pesquisadores retiraram os ovários de uma cobaia albina e implantaram-lhe um ovário obtido de uma cobaia preta. Mais tarde, o animal foi cruzado com um macho albino e deu origem a uma prole toda preta.

A) Sabendo-se que o albinismo é uma característica recessiva, como você explica esse resultado?

B) INDIQUE os genótipos da fêmea preta e da prole.

C) Se fosse possível implantar os pelos da fêmea preta na fêmea albina, em vez de transplantar o ovário, o resultado seria o mesmo? JUSTiFiQUE sua resposta.


Questão 11. (UFLA-MG) Considere a segunda Lei de Mendel ou lei da distribuição independente e indique os gametas produzidos pelo genótipo aaBbccDdEE.

A) a;B;b;c;D;d;E.
B) aBcDE; aBcdE; abcDE; abcdE.
C) aa; Bb; cc; Dd; EE.
D) aaBb; ccDd; aaEE; BbDd.
E) aB;bc;cD;dE.


Questão 12. (PUC Minas–2007) Analise o heredograma para um fenótipo recessivo esquematizado a seguir e assinale a afirmativa inCORRETA.

A) As pessoas afetadas possuem pelo menos um dos pais obrigatoriamente afetado.
B) Aproximadamente 1/4 das crianças de pais não afetados pode ser afetado.
C) O fenótipo ocorre igualmente em ambos os sexos.
D) Se um dos pais é heterozigoto, o alelo recessivo pode ser herdado por descendentes fenotipicamente normais.


Questão 13. (PUC Minas) O heredograma a seguir representa uma anomalia autossômica denominada polidactilia, em que os indivíduos afetados apresentam mais de 5 dedos.
familia com polidactilia heredograma

A probabilidade de II-5 e II-6 terem uma criança do sexo feminino e normal é
A) 1/2
B) 1/3
C) 1/4
D) 1/6


Questão 14. O heredograma a seguir, analisa certa anomalia na espécie humana.

exercício difícil sobre heredogramas

A probabilidade do casal III.2 x III.3 vir a ter um menino normal e:
A) 1/9.
B) 1/12.
C) 1/24.
D) 1/6.
E) 1/4


Questão 15 sobre a Primeira e Segunda Lei de Mendel: (UFMG) O heredograma a seguir refere-se a uma característica controlada por um único par de genes (A e a).
heredograma característica controlada por um único par de genes

Em relação a essa característica, é ERRADO afirmar que:
A) a descendência do casamento II-1 x II-2 indica que o caráter representado por e por é devido a um gene recessivo.

B) os genótipos de II-1, III-2 e III-4 são, respectivamente, AA, aa e Aa.

C) seIV-2 se casar com uma mulher de mesmo fenótipo, seus filhos terão todos o mesmo genótipo.

D) o esperado, para a descendência do casamento III-3 x III-4, é que a metade dos indivíduos seja homozigota e a outra metade, heterozigota.

E) na quarta geração, há pelo menos dois indivíduos homozigotos.


Questão 16. (UNIFAL-MG–2009) O heredograma a seguir representa indivíduos de uma família na qual há uma característica fenotípica transmitida por meio de herança autossômica recessiva.
heredograma característica fenotípica Primeira e Segunda Lei de Mendel

Com relação aos dados apresentados, a probabilidade de o casal II.2 e II.3 ter uma filha homozigota recessiva para a característica fenotípica em questão é
A) de 1/6.
B) de 1/3.
C) de 1/4.
D) zero.


Questão 17. (UFMG) Analise os esquemas.
cruzamento de molusco genética

A) Os fenótipos dos descendentes (F1), observados nos cruzamentos 1 e 2, permitem concluir o tipo de herança do caráter albino.
Dê o nome desse tipo de herança.

B)O indivíduo pigmentado pertencente a F1 do cruzamento 3 reproduz-se por autofecundação.
INDIQUE os fenótipos e as respectivas proporções esperadas na sua descendência.

C) Por meio de um processo de fecundação cruzada, observou-se, no molusco Biomphalaria, o fenômeno esquematizado a seguir.
fecundação cruzada Primeira e Segunda Lei de Mendel

1. CITE o(s) fenótipo(s) que é(são) esperado(s) na descendência resultante da autofecundação do indivíduo B.

2. O aparecimento de indivíduos pigmentados, na descendência do indivíduo C, evidencia que, diferentemente da maioria dos outros seres vivos, existe, no aparelho reprodutor desses moluscos, um órgão com função específica.

EXPLICITE a função desse órgão.


Questão 18. (UFMG) Cruzamento efetuado em certa espécie de inseto

CruzamentosDescendentes
1 ♂ de asas vermelhas
♀ de asas amarelas
15 de asas alaranjadas
2 ♂ de asas amarelas
♀ de asas alaranjadas
5 de asas amarelas
6 de asas alaranjadas
3 ♂ de asas alaranjadas
♀ de asas alaranjadas
5 de asas alaranjadas
3 de asas amarelas
2 de asas vermelhas

Considerando o caráter relacionado na tabela, que alternativa está ERRADA?
A) O macho do cruzamento 2 é homozigoto.

B) 50% dos descendentes do cruzamento 3 são heterozigotos.

C) Todos os descendentes do cruzamento do macho de 2 com a fêmea de 1 deverão apresentar um único genótipo e um único fenótipo.

D) Poderiam ter nascido indivíduos de asas vermelhas no cruzamento 2.

E) Entre os descendentes do cruzamento 3, cada fenótipo corresponde a um genótipo diferente.


Questão 19. (FUVEST-SP) O cruzamento entre duas linhagens de ervilhas, uma com sementes amarelas e lisas (VvRr) e outra com sementes amarelas e rugosas (Vvrr), originou 800 indivíduos. Quantos indivíduos devem ser esperados para cada um dos fenótipos indicados na tabela?

 Amarelas lisasAmarelas rugosasVerdes lisasVerdes rugosas
A)8032032080
B)100100300300
C)200200200200
D)300300100100
E)45015015050

Questão 20 sobre a Primeira e Segunda Lei de Mendel: (UFU-MG) Em experimentos envolvendo três características independentes (tri-hibridismo), se for realizado um cruzamento entre indivíduos AaBbCc, a frequência de descendentes AABbcc será igual a:

A) 8/64
B) 1/16
C) 3/64
D) 1/4
E) 1/32


Questão 21. (UFMG) Um pesquisador, trabalhando com abelhas, descobriu que um interessante padrão de comportamento com relação à higiene das colmeias é controlado por dois pares de alelos recessivos. Duas raças de abelhas estudadas diferem no comportamento higiênico. Numa das raças, higiênica, as operárias abrem os compartimentos da colmeia que contêm pupas mortas e as retiram de lá. Na outra raça, não higiênica, os compartimentos permanecem fechados e, mesmo quando acidentalmente abertos, as pupas mortas não são deles retiradas. Do cruzamento das duas raças, podem aparecer indivíduos higiênicos, que realizam as duas atividades, não higiênicos, que não realizam nenhuma das duas atividades, e indivíduos que realizam uma atividade ou outra.

Considerando o gene a para a abertura do compartimento e b para a remoção da pupa morta, responda:
I. Rainhas higiênicas homozigotas para os dois genes, cruzadas com zangões não higiênicos, produzem, na F1, operárias não higiênicas.
PREENCHA o quadro:

 Genótipo
Rainha 
Zangão 
♂ F1 
♀ F1 

 

II. Considerando-se o cruzamento de rainhas heterozigotas para os dois genes com zangões higiênicos, responda:

A) Quais os tipos possíveis de gametas formados pelos indivíduos parentais?
B) Dê os fenótipos esperados na descendência, com relação aos tipos de atividades controladas pelos dois pares de genes.


Questão 22 sobre a Primeira e Segunda Lei de Mendel: (Enem) A tabela a seguir mostra as características relacionadas com três pares de genes alelos autossômicos que se segregam independentemente de acordo com a 2a Lei de Mendel.

CaracterísticaAlelo DominanteAlelo Recessivo
Habilidade ManualC (Destro)c (canhoto)
VisãoM (Normal)m (míope)
Sensibilidade ao PTCI (Sensível)i (insensível)

Considerando o cruzamento (♂)CcMmIi X (♀) ccMMii

Não considerando a possibilidade de ocorrência de mutações, é correto dizer que o casal em questão:
A) não tem probabilidade de ter filhos míopes.
B) não tem probabilidade de ter filhos com habilidade com a mão esquerda.
C) não temp robabilidade de ter filhos insensíveis ao PTC.
D) tem 25% de probabilidade de ter filhos destros, míopes e insensíveis ao PTC.
E) tem 50% de probabilidade de ter um filho destro, de visão normal e sensível ao PTC.


>>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.


Gabarito com as respostas da lista de exercícios sobre a Primeira e Segunda Lei de Mendel: para passar no Enem e Vestibular:

01. D;
02. A;
03. D;
04. D;
05. E;
06. D;
07. D;
08. E;
09. B;

10. A) Os gametas produzidos pela fêmea albina continham o alelo para pelagem preta, pois foram produzidos pelo ovário proveniente de uma cobaia preta.
B) Fêmea preta: AA, prole: Aa.
C) Não, pois ela continuaria produzindo gametas portadores do alelo determinante de pelagem albina e a prole, consequentemente, teria descendentes albinos.

11. B;
12. B;
13. D;

14. A
15. B
16. A

17. A)
B) Pigmentados e albinos na proporção de 3:1.
C) C.1. 100% de albinos.
C.2. O órgão, denominado espermateca ou receptáculo seminal, tem a função de armazenar os espermatozoides recebidos de um outro indivíduo.

18. D

19. D
20. E

21. I.

 Genótipo
Rainhaaabb
ZangãoAB
♂ F1ab
♀ F1AaBb

II. A) Rainha: AB, Ab, aB, ab;
Zangão: ab.
B) Indivíduos higiênicos, indivíduos não higiênicos e indivíduos que realizam apenas uma das duas atividades (uma atividade ou outra).

22. A

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2 comentários em “Lista com 20 Exercícios sobre a Primeira e Segunda Lei de Mendel”

  1. (UFLA-MG) Considere a segunda Lei de Mendel ou lei da distribuição independente e indique os gametas produzidos pelo genótipo aaBbccDdEE.

    A) a;B;b;c;D;d;E.
    B) aBcDE; aBcdE; abcDE; abcdE.
    C) aa; Bb; cc; Dd; EE.
    D) aaBb; ccDd; aaEE; BbDd.
    E) aB;bc;cD;d.

    Discordo do gabarito divulgado para esta questão.
    O correto seria letra B e não a E como divulgado na página.

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