Questão 01 sobre as Capitanias Hereditárias: Defina o que eram as capitanias hereditárias.
Questão 02. PUCCamp-SP – A solução escolhida pelo governo português ao decidir-se pela colonização do Brasil, para garantir tanto a posse das terras brasileiras contra a ameaça estrangeira quanto à sua valorização, foi:
a) a proibição de que a criação de gado fosse feita no sertão, fora da área canavieira.
b) a doação de sesmarias para a instalação de engenhos de produção açucareira.
c) o bandeirismo de apresamento para ataque das missões jesuíticas espanholas.
d) o estabelecimento de feitorias no litoral e a realização do escambo de pau-brasil.
e) o estímulo à emigração de portugueses para a região mineradora.
Questão 03. Aponte três causas do fracasso do sistema de capitanias hereditárias.
Questão 04. Fuvest-SP – A divisão do Brasil em capitanias hereditárias não seria apenas a primeira tentativa oficial de colonização portuguesa na América, mas também a primeira vez que europeus transportaram um modelo civilizatório para o Novo Mundo. A esse respeito, é correto afirmar que:
a) o modelo implantado era totalmente desconhecido dos portugueses e cada donataria tinha reduzidas dimensões.
b) representava uma experiência feudal em terras americanas, sem nenhum componente econômico mercantilista.
c) atraiu sobretudo a alta nobreza pelas possibilidades de lucros rápidos.
d) a Coroa, com sérias dívidas, transferia para os particulares as despesas da colonização, temendo perder a colônia para os estrangeiros que ameaçavam nosso litoral.
e) o sistema de capitanias fracassou e não deixou como conseqüências a questão fundiária e a estrutura social excludente.
Questão 05 sobre as Capitanias Hereditárias: UFRN – A implantação do sistema colonial transformou as relações amistosas existentes entre indígenas e portugueses no início da ocupação do Brasil.
Essa transformação se deveu à:
a) grande inabilidade dos indígenas para a agricultura, recusando-se a trabalhar nas novas plantações açucareiras, atitude que desagradou aos portugueses.
b) crescente ocupação das terras pelos portugueses e à necessidade de mão-de-obra, levando à escravização dos índios, que reagiram aos colonos.
c) importação de negros africanos, cuja mão-de-obra acabou competindo com a dos indígenas, excluindo estes do mercado agrário.
d) introdução de técnicas e instrumentos agrícolas europeus nas aldeias indígenas, desestruturando a economia comunal dos grupos nativos.
Questão 06. Oficialmente o Brasil foi “descoberto” em 1500, mas o governo português só iniciou a colonização de sua colônia americana em 1549. Por que Portugal demorou tanto tempo para iniciar a colonização do Brasil?
Questão 07. Aponte três causas do fracasso do sistema de capitanias hereditárias.
Questão 08 sobre as Capitanias Hereditárias: Fuvest-SP – A divisão do Brasil em capitanias hereditárias não seria apenas a primeira tentativa oficial de colonização portuguesa na América, mas também a primeira vez que europeus transportaram um modelo civilizatório para o Novo Mundo. A esse respeito, é correto afirmar que:
a) o modelo implantado era totalmente desconhecido dos portugueses e cada donataria tinha reduzidas dimensões.
b) representava uma experiência feudal em terras americanas, sem nenhum componente econômico mercantilista.
c) atraiu sobretudo a alta nobreza pelas possibilidades de lucros rápidos.
d) a Coroa, com sérias dívidas, transferia para os particulares as despesas da colonização, temendo perder a colônia para os estrangeiros que ameaçavam nosso litoral.
e) o sistema de capitanias fracassou e não deixou como conseqüências a questão fundiária e a estrutura social excludente.
Questão 09. Fuvest-SP – Comente os problemas do regime de capitanias hereditárias e sua relação com a criação do governo-geral em 1548.
Questão 10 sobre as Capitanias Hereditárias: Mackenzie-SP – O sistema de capitanias hereditárias, criado no Brasil em 1534, refletia a transição do feudalismo para o capitalismo, na medida em que apresentava como característica:
a) a ausência do comércio internacional, aliada ao trabalho escravo, e economia voltada para o mercado interno.
b) uma economia de subsistência, trabalho livre, convivendo com forte poder local descentralizado.
c) ao lado do trabalho servil, uma administração rigidamente centralizada.
d) embora com traços feudais na estrutura política e jurídica, desenvolveu uma economia escravista, exportadora, muito distante do modelo de subsistência medieval.
e) uma reprodução total do sistema feudal, transportada para os trópicos.
Questão 11. UFPE – Em 1534, o rei D. João III ordenou que se instalas-sem capitanias hereditárias na colônia portuguesa da América. Sobre este tema, leia as proposições a seguir e assinale V (verdadeiro) e F (falso).
( ) O sistema criado por D. João III, chamado capitanias hereditárias, tinha por base a divisão do território colonial português da América a partir de linhas paralelas ao Equador.
( ) Documento muito utilizado na época, o Foral concedia apenas a posse de uma capitania hereditária a um capitão-donatário.
( ) Entre os direitos e deveres dos donatários, quando se instalaram as capitanias hereditárias, constava o direito de escravizar índios e de vendê-los a colonos, como também o de mandá-los para serem vendidos em mercados de escravos em Portugal.
( ) Os capitães-donatários formavam um grupo socialmente heterogêneo, composto por pessoas da pequena nobreza, burocratas e comerciantes ligados à Coroa.
( ) As capitanias hereditárias formaram o primeiro conjunto de propriedades privadas da História do Brasil, visto que foram doadas ou vendidas pelo rei D. João III a particulares.
Questão 12 sobre as Capitanias Hereditárias: Unirio-RJ – A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, capitanias hereditárias e governo-geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período.
a) As capitanias, mesmo havendo processo de exploração econômica em algumas delas, garantiram
a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.
b) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas européias.
c) As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão-de-obra necessária à lavoura.
d) O governo-geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido
povoamento do território.
e) O governo-geral extinguiu as donatarias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.
🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.
Gabarito com as respostas das questões sobre Capitanias Hereditárias para passar no Enem:
01. As capitanias hereditárias foram um sistema de colonização, já usado nas ilhas do Atlântico, que
consistia na divisão da colônia em faixas de terra entregues a fidalgos portugueses, que ficavam com
a obrigação de proteger e fazer desenvolver, cada um, a sua respectiva capitania.
02. B;
03. A falta de recursos dos donatários, a dificuldade de comunicação com a metrópole e os ataques
indígenas.
04. D;
05. B;
06. A demora na colonização do Brasil se explica pelo sucesso alcançado por Portugal com o comércio de
especiarias das Índias, e o Brasil, de início, não apresentava lucros que levassem o governo português
a investir aqui.
07. A falta de recursos dos donatários, a dificuldade de comunicação com a metrópole e os ataques
indígenas.
08. D;
09. O regime de capitanias, usado inicialmente na ilha da Madeira, não funcionou no Brasil devido a vários fatores, como a grande extensão territorial, os ataques indígenas, a descentralização administrativa e a falta de recursos de alguns donatários. Em vista disso, a metrópole resolveu intervir no processo de colonização, centralizando a administração e participando efetivamente do processo colonizador.
10. D;
11. V, F, V, V, F ;
12. A
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína