Início / Química / Deslocamento do Equilíbrio Químico Exercícios

Deslocamento do Equilíbrio Químico Exercícios

1) Deslocamento do Equilíbrio Químico: (UFPE/2005) No sistema em equilíbrio:

a quantidade de CO2 aumenta com a

a) adição de um catalisador.

b) diminuição da concentração de oxigênio.

c) diminuição da pressão.

d) diminuição da temperatura.

e) introdução de um gás inerte.

 

 

2) (UFRGs/2008) A primeira etapa da obtenção industrial de ácido nítrico corresponde à reação entre amônia e oxigênio, na presença de catalisador, como mostra o equilíbrio químico a seguir.

supondo-se que essa reação esteja ocorrendo em sistema fechado, é correto afirmar que:

a) o aumento da quantidade de catalisador favorece a formação de NO.

b) o aumento da pressão total sobre o sistema não altera o valor de Kp no novo equilíbrio.

c) a retirada de H2O(g) implica a diminuição do valor de Kp.

d) a diminuição da temperatura do sistema dificulta a formação de NO.

e) a diminuição do volume do sistema não altera o rendimento da reação.

 

 

3) Deslocamento do Equilíbrio Químico: (Uel/2012) sabe-se que o composto de cloro com ação antimicrobiana é o ácido hipocloroso (HClO). A preparação de soluções desinfetantes comerciais envolve a completa dissolução de hipoclorito de sódio em água [Eq.1]. Nestas condições, o ânion hipoclorito dissolvido é parcialmente convertido em ácido hipocloroso (HClO) estabelecendo um equilíbrio [Eq.2]. Com base no enunciado e nos textos (I e II), assinale a alternativa correta.

a) A adição de NaOH na solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq).

b) A adição de HCl na solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq).

c) A diminuição da concentração de HO(aq) da solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq).

d) A diminuição do pH da solução resultará na diminuição da concentração de HClO(aq).

e) O aumento ou diminuição do pH não altera a concentração de HClO (aq).

 

 

4) Deslocamento do Equilíbrio Químico: (Enem/2011) Os refrigerantes têm-se tornado cada vez mais o alvo de políticas públicas de saúde. Os de cola apresentam ácido fosfórico, substância prejudicial à fixação de cálcio, o mineral que é o principal componente da matriz dos dentes. A cárie é um processo dinâmico de desequilíbrio do processo de desmineralização dentária, perda de minerais em razão da acidez. sabe-se que o principal componente do esmalte do dente é um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presença da sacarose, faz decrescer o pH do bioflme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nível do pH, remineralizando o dente. A equação química seguinte representa esse processo:

Hidroxiapatita

GROISMAN, S. Impacto do refrigerante nos dentes é avaliado sem tirá-lo da dieta. Disponível em: http://www.isaude.net. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).

Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de:

a) OH, que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a direita.

b) H+ , que reage com as hidroxilas OH, deslocando o equilíbrio para a direita.

c) OH, que reage com os íons Ca2+ , deslocando o equilíbrio para a esquerda.

d) H+, que reage com as hidroxilas OH, deslocando o equilíbrio para a esquerda.

e) Ca2+ , que reage com as hidroxilas OH, deslocando o equilíbrio para a esquerda.

 

 

5) Deslocamento do Equilíbrio Químico: (Ufpr/2011) As moléculas de triacilglicerol são diferenciadas em função das cadeias carbônicas oriundas dos ácidos graxos que sofreram condensação por esterificação com os grupos álcool da molécula de glicerol (propano-1,2,3-triol). Os principais ácidos graxos apresentam cadeias não ramificadas e número par de átomos de carbono, podendo ser saturados ou insaturados. Em função da presença de uma insaturação entre átomos de carbono, tem-se a possibilidade de ocorrência dos dois isômeros geométricos: cis e trans. O isômero trans é mais estável que o cis. A principal fonte de ácidos graxos trans é a hidrogenação parcial de óleos vegetais (triacilglicerol) usados na produção de margarina e gordura hidrogenada, conforme a equação de equilíbrio indicada abaixo. O mecanismo da reação envolve a adição da molécula de hidrogênio à dupla ligação, mediada pelo catalisador, e formação de uma ligação saturada entre átomos de carbono.

 

Ácido graxo insaturado + H2      Ácido graxo saturado

a) A partir das informações fornecidas acima e utilizando o Princípio de Le Châtelier, que condição garante um maior rendimento da reação de hidrogenação?

b) Considerando que no início de uma reação são empregados apenas ácidos graxos de origem vegetal nos quais apenas a forma cis está presente, por que, ao final da reação, há a presença de gordura trans?

 

Isomeria Espacial Química Atividades.

 

6) Deslocamento do Equilíbrio Químico: (Fuvest/2011) Em um funil de separação, encontram-se, em contato, volumes iguais de duas soluções: uma solução aquosa de I2, de concentração 0,1 x 10-3 mol/L, e uma solução de I2 em CCl4, de concentração 1,0 x 10-3 moI/L.

Considere que o valor da constante Kc do equilíbrio I2(aq)      I2(CCl4)é igual a 100, à temperatura do experimento, para concentrações expressas em moI/L.

Assim sendo, o que é correto afirmar a respeito do sistema descrito?

a) se o sistema for agitado, o I2 será extraído do CCl4 pela água, até que a concentração de I2 em CCl4 se iguale a zero.

b) se o sistema for agitado, o I2 será extraído da água pelo CCl4, até que a concentração de I2 em água se iguale a zero.

c) mesmo se o sistema não for agitado, a concentração de I2 no CCl4 tenderá a aumentar e a de I2, na água, tenderá a diminuir, até que se atinja um estado de equilíbrio.

d) mesmo se o sistema não for agitado, a concentração de I2 na água tenderá a aumentar e a de I2, no CCl4, tenderá a diminuir, até que se atinja um estado de equilíbrio.

e) Quer o sistema seja agitado ou não, ele já se encontra em equilíbrio e não haverá mudança nas concentrações de I2 nas duas fases.

 

 

7) (Unesp/2011) No corpo humano, 70% do transporte de CO2 para os pulmões, por meio das hemácias e do plasma, ocorre sob a forma de íons bicarbonato. Estes são produzidos pela reação do dióxido de carbono com água, representada pela seguinte reação química:

CO2(aq) + H2O(l)       H( ) +aq + HCO 3( − aq)

A diminuição do pH do sangue constitui a acidose, que provoca náusea, vômito e cansaço. O aumento do pH do sangue corresponde à alcalose, que provoca distúrbios respiratórios, cãibras e convulsões. Considere as seguintes afirmações:

I. Pessoas com deficiência respiratória não exalam CO2 suficientemente, com o que a reação deste com H2O se desloca para a esquerda.

II. Pessoas ansiosas respiram rapidamente, eliminando muito CO2 com o que a reação deste com H2O se desloca para a esquerda.

III. Pessoas com diarreia sofrem grande perda de íons bicarbonato, com o que a reação do CO2 com H2O se desloca para a direita.

É correto o que se afirma em:

a) I, apenas. d) II e III, apenas.

b) III, apenas. e) I, II e III.

c) I e III, apenas.

 

 

8) Deslocamento do Equilíbrio Químico: (Ufu/2011) Pessoas que passam por tratamento quimioterápico e radioterápico têm um grande desconforto causado pela baixa salivação (xerostomia). Uma solução para isso é encontrada pelo uso da saliva artificial que nada mais é do que um lubrificante oral, cuja finalidade é garantir que o funcionamento da cavidade oral continue estável. Na saliva o sistema tampão mais importante é o sistema ácido carbônico/bicarbonato. A concentração do íon bicarbonato depende fortemente do fluxo salivar e a termodinâmica desse sistema é complicada pelo fato de envolver o gás carbônico dissolvido na saliva. O equilíbrio completo simplificado (no qual a enzima anidrase carbônica, que está presente na saliva, catalisa a reação, formando dióxido de carbono do ácido carbônico e vice-versa) pode ser escrito da seguinte forma:

1) CO2(g) + H2O(l)  H2CO3

2) H2CO3(aq) + H2O(l) HCO 3(aq) + H3O+(aq)

A partir do texto e de seus conhecimentos de química, assinale a alternativa incorreta.

a) O aumento da concentração do ácido carbônico na reação 1 causará maior saída de dióxido de carbono da saliva.

b) A redução da quantidade de água na reação 2 facilita o aumento da concentração de íon bicarbonato.

c) A solução tampão representada pelas reações mantém o pH, praticamente, inalterado.

d) O equilíbrio químico da primeira equação pode ser escrito por ke =

 

 

9) Deslocamento do Equilíbrio Químico: (Fgv/2010) A reação da amônia com a água é representada na equação:

NH3(aq) + H2O(l)  NH+4(aq) + OH(aq)

A constante de equilíbrio a 5°C é 1,45 x 10-5 e a 25°C é 1,8 x 10-5.

Considere as seguintes afirmações sobre o sistema em equilíbrio:

I. a reação química é classificada como reação exotérmica;

II. o aumento da temperatura resulta em um aumento da concentração de íons hidroxila;

III. a adição de íons amônio resulta numa redução do pH do sistema.

São corretas as afirmações

a) I, II e III. d) II e III, apenas.

b) I e II, apenas. e) III, apenas.

c) I e III, apenas.

 

 

10) Deslocamento do Equilíbrio Químico: (Puc-RJ/2010) A equação a seguir descreve a reação de formação de amônia a partir de matéria prima abundante na natureza (gases nitrogênio e hidrogênio). Essa reação é exotérmica e catalisada por ferro.

N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g)

Assinale a afirmativa correta.

a) A presença do catalisador faz com que a reação se torne endotérmica.

b) A equação da constante de equilíbrio da reação é K = [N2] [H2] / [NH3].

c) O rendimento da reação pode ser melhorado pela retirada de amônia na medida em que esse produto é formado.

d) Na pressão constante, o volume ocupado pela mistura reacional tende a aumentar na medida em que o produto se forma.

e) Trata-se de uma reação de síntese sem que haja variação dos números de oxidação dos elementos N e H.

 

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.

 

Gabarito com as respostas da questões de química sobre Deslocamento do Equilíbrio Químico:

1) d; 2) b; 3) a; 4) b;

5) a) De acordo com o princípio de Le Châtelier a produção de ácido graxo é intensificada com o deslocamento do equilíbrio para a direita, ou seja, pela adição de H2.

b) Como o isômero trans é mais estável do que o cis, no final da reação é encontrada gordura trans.

 

6) c; 7) d; 8) b; 9) d; 10) c

Veja também:

questões com gabarito sobre Hidrocarbonetos Alifáticos

Hidrocarbonetos Alifáticos exercícios com Gabarito

01. Hidrocarbonetos Alifáticos: (UFV-MG–2009) Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os nomes sistemáticos para os compostos …

Ligações Covalentes Exercícios com respostas enem e vestibular

Ligações Covalentes Exercícios com Gabarito – 02

01. Ligações Covalentes Exercícios: (UFMG) O gráfico representa a variação de energia potencial em função …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.