Instrumentos de Medidas Elétricas 10 Questões de Física

Questão 01 sobre Instrumentos de Medidas Elétricas: (PUC Minas) Leia atentamente as afirmativas a seguir.

I. Para se medir a queda de potencial em um resistor, deve-se colocar o amperímetro em paralelo com o resistor.

II. Para se medir a corrente através de um resistor, deve-se colocar o voltímetro em paralelo com o resistor.

III. Para se medir a corrente através de um resistor, deve-se colocar o amperímetro em série com o resistor.

Assinale:
A) se apenas a afirmativa I é correta.
B) se apenas a afirmativa II é correta.
C) se apenas a afirmativa III é correta.
D) se as afirmativas I e III são corretas.


Questão 02. (UEL-PR) Sobre o funcionamento de voltímetros e o funcionamento de amperímetros, assinale a alternativa CORRETA:

A) A resistência elétrica interna de um voltímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em paralelo às resistências elétricas de um circuito, não altere a tensão elétrica que se deseja medir.

B) A resistência elétrica interna de um voltímetro deve ser muito alta para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a tensão elétrica que se deseja medir.

C) A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em paralelo às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

D) A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

E) A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito alta para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.


Questão 03. (Cesgranrio) Um voltímetro representado pela letra V e um amperímetro representado pela letra A, ambos ideais, são utilizados para medir a d.d.p. e a intensidade de corrente elétrica de um resistor R. Assinale a opção que indica uma maneira CORRETA de usar esses instrumentos.

voltímetro e amperímetro para medir a d.d.p.

Questão 04 sobre Instrumentos de Medidas Elétricas: (UFTM-MG–2007) Embora Wheatstone não tenha sido o criador da tão conhecida ponte de Wheatstone, com certeza ele a utilizou em muitos experimentos.

Para que esse circuito cumpra sua finalidade, a leitura no galvanômetro deve ser zero, o que confere ao conjunto uma configuração de equilíbrio.

ponte de Wheatstone

Analise as afirmações, considerando que a ponte de Wheatstone esquematizada esteja em equilíbrio.

I. Os valores dos resistores R1, R2, R3 e R4 guardam a proporção dada pela expressão R1 R2 = R3 R4.

II. Mesmo que o gerador seja substituído por outro de força eletromotriz diferente, o galvanômetro indicará o valor zero.

III. Os pontos B e D são equipotenciais, assim como o são os pontos A e C.

É CORRETO o contido em:
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


Questão 05. (UFRJ) No circuito esquematizado na figura, o voltímetro e o amperímetro são ideais. O amperímetro indica 2,0 A.

voltímetro e o amperímetro ideais

CALCULE a indicação do voltímetro.


Questão 06. (VUNESP / Adaptado) Um estudante utiliza-se das medidas de um voltímetro V e de um amperímetro A para calcular a resistência elétrica de um resistor e a potência dissipada nele. As medidas de corrente e voltagem foram realizadas utilizando-se o circuito da figura.

medidas de um voltímetro V e de um amperímetro A para calcular a resistência elétrica de um resistor

O amperímetro indicou 3,0 mA e o voltímetro, 10 V. Cuidadoso, ele lembrou-se de que o voltímetro não é ideal e que é preciso considerar o valor da resistência interna do medidor para se calcular o valor da resistência R. Se a especificação para a resistência interna do aparelho é 10 kΩ, a resistência R obtida pelo estudante foi:

A) 1,0 kΩ.
B) 2,0 kΩ.
C) 3,0 kΩ.
D) 4,0 kΩ.
E) 5,0 kΩ.


Questão 07 sobre Instrumentos de Medidas Elétricas: (UFV-MG–2008) Um chuveiro C e um forno de micro-ondas M são ligados, como mostrado no circuito a seguir.

chuveiro e um forno de micro-ondas são ligados no circuito

Sabendo que é de 4 800 W a potência dissipada pelo chuveiro e de 1 200 W a dissipada pelo forno de micro-ondas, a corrente medida pelo amperímetro ideal A será:

A) 50 A.
B) 10 A.
C) 30 A.
D) 40 A.


Questão 08. (Mackenzie-SP) Considerando o circuito a seguir e dispondo de um galvanômetro ideal, podemos afirmar que ele registraria uma intensidade de corrente igual a zero se seus terminais fossem ligados aos pontos:

circuito de um galvanômetro ideal

A) C e F.
B) D e G.
C) E e H.
D) E e F.
E) C e H.


Questão 09. (FESJC-SP) A ponte apresentada na figura a seguir está em equilíbrio. A resistência X vale:

ponte de um gerador em equilíbrio

A) 10 Ω.
B) 50 Ω.
C) 90 Ω.
D) 300 Ω.
E) 400 Ω.


Questão 10 sobre Instrumentos de Medidas Elétricas: (ENEM) João não consegue ligar o seu aparelho de som usando o cabo bipolar mostrado na figura. Suspeitando que o problema se devesse ao fato de o fio PS ou de o fio QR estar rompido, ou que houvesse um contato interno entre esses fios, João resolve testar o cabo usando um ohmímetro. Ligando esse aparelho entre os pontos:

cabo aparelho de som

A) P e Q e medindo uma pequena resistência elétrica, João pode concluir que o cabo está danificado, sendo o motivo disso um contato interno entre os fios PS e QR.

B) R e S e registrando uma resistência elétrica infinita, João pode concluir que o cabo está danificado, sendo o motivo disso um rompimento do fio PS ou do fio QR.

C) P e R e registrando uma resistência infinita, João pode concluir que o cabo está danificado, sendo o motivo disso um contato interno entre os fios PS ou QR.

D) P e S e medindo uma pequena resistência elétrica, João pode concluir que o cabo está danificado, sendo  o motivo disso um rompimento do fio PS.

E) Q e R e registrando uma resistência elétrica infinita, João pode concluir que o cabo está danificado, sendo o motivo disso um contato interno entre os fios PS ou QR.


🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.


Gabarito com as respostas das 10 questões de Física sobre Instrumentos de Medidas Elétricas:

01. C;

02. D;

03. C;

04. A;

05. 36V;

06. E;

07. A;

08. D;

09. C;

10. A

Deixe um comentário