Radioatividade Questões com Gabarito

1) Radioatividade Questões: (Enem 2015) A bomba reduz neutros e neutrinos, e abana-se com o leque da reação em cadeia.

ANDRADE C. D. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro.Aguilar, 1973 (fragmento).

Nesse fragmento de poema, o autor refere-se à bomba atômica de urânio. Essa reação é dita “em cadeia” porque na:
a) fissão do 235U ocorre liberação de grande quantidade de calor, que dá continuidade à reação.
b) fissão de 235U ocorre liberação de energia, que vai desintegrando o isótopo 238U enriquecendo-o em mais 235U
c) fissão do 235U ocorre uma liberação de nêutrons, que bombardearão outros núcleos.
d) fusão do 235U com 238U ocorre formação de neutrino, que bombardeará outros núcleos radioativos.
e) fusão do 235U com 238U ocorre formação de outros elementos radioativos mais pesados, que desencadeiam novos processos de fusão.

 

 

2) (ENEM – 2014) A elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminui a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. Se essa elevação de temperatura acontece por meios artificiais, dizemos que existe poluição térmica. As usinas nucleares, pela própria natureza do processo de geração de energia, podem causar esse tipo de poluição. Que parte do ciclo de geração de energia das usinas nucleares está associada a esse tipo de poluição?
a) Fissão do material radioativo.
b) Condensação do vapor-d’água no final do processo.
c) Conversão de energia das turbinas pelos geradores.
d) Aquecimento da água líquida para gerar vapor-d’água.
e) Lançamento do vapor-d’água sobre as pás das turbinas.

 

 

3) (Enem) Glicose marcada com nuclídeos de carbono-11 é utilizada na medicina para se obter imagens tridimensionais do cérebro, por meio de tomografia de emissão de pósitrons. A desintegração do carbono-11 gera um pósitron, com tempo de meia-vida de 20,4 min, de acordo com a equação da reação nuclear:

A partir da injeção de glicose marcada com esse nuclídeo, o tempo de aquisição de uma imagem de tomografia é cinco meias-vidas.
Considerando que o medicamento contém 1,00 g do carbono-11, a massa, em miligramas, do nuclídeo restante, após a aquisição da imagem, é mais próxima de:
a) 0,200.
b) 0,969.
c) 9,80.
d) 31,3.
e) 200.

 

 

4) (Uepg) Com relação aos processos de fusão e fissão nuclear, assinale o que for correto.
01) Fusão nuclear consiste na junção de núcleos pequenos formando núcleos maiores e liberando uma grande quantidade de energia.
02) Fissão nuclear é o processo de quebra de núcleos grandes em núcleos menores, liberando grande quantidade de energia.
04) A fusão nuclear exige grande quantidade de energia para ocorrer.
08) O processo de fissão nuclear é aproveitado pelo homem para a geração de energia elétrica a partir da energia nuclear em usinas termonucleares.
16) O processo de fusão nuclear ocorre naturalmente no sol, onde a temperatura é suficientemente alta para que ocorra a fusão dos átomos de hidrogênio formando átomos mais pesados.

 

 

5) Radioatividade Questões: (Espcex (Aman) 2014) “Os Curie empreenderam uma elaborada análise química da uranimite, separando seus numerosos elementos em grupos analíticos: sais de metais alcalinos, de elementos alcalino terrosos, de elementos de terras raras…
Os Curie continuaram a analisar os resíduos de uranimite e, em julho de 1898, obtiveram um extrato de bismuto quatrocentas vezes mais radioativo que o próprio urânio”.
(Tio Tungstênio memórias de uma infância química — Oliver Sacks — p. 257).

Considerando a meia vida do bismuto (214Bi), que é de 20 minutos, e uma amostra inicial de 100,0 g de 214Bi, a quantidade restante de 214Bi dessa amostra, que o casal Curie observaria, passada uma hora, seria de:
a) 5,0 g
b) 12,5 g
c) 33,2 g

d) 45,0 g

e) 80,5 g

 

Exercícios com Gabarito sobre Bioquímica Geral.

 

6) Radioatividade Questões: (Fgv/2014) Deverá entrar em funcionamento em 2017, em Iperó, no interior de São Paulo, o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será destinado à produção de radioisótopos para radiofármacos e também para produção de fontes radioativas usadas pelo Brasil em larga escala nas áreas industrial e de pesquisas. Um exemplo da aplicação tecnológica de radioisótopos são sensores contendo fonte de amerício-241, obtido como produto de fissão. Ele decai para o radioisótopo neptúnio-237 e emite um feixe de radiação. Fontes de amerício-241 são usadas como indicadores de nível em tanques e fornos mesmo em ambiente de intenso calor, como ocorre no interior dos altos fornos da Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA).

A produção de combustível para os reatores nucleares de fissão envolve o processo de transformação do composto sólido UO2 ao composto gasoso UF6 por meio das etapas:
I. UO2(s) + 4 HF(g) → UF4(s) + 2 H2O(g)
II. UF4(s) + F2(g) → UF6(g)

(Adaptado de www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2012/02/reator-deve–garantir-autossuficiencia-brasileira-em-radiofarmacos-a-partir-de-2017 e H. Barcelos de Oliveira, Tese de Doutorado, IPEN/CNEN, 2009, in: www.pelicano.ipen.br)

Considerando o tipo de reator mencionado no texto, classifique cada uma das afirmações em V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) No processo de fissão nuclear, o núcleo original quebra-se em dois ou mais núcleos menores, e uma grande quantidade de energia é liberada.
( ) Os núcleos que podem sofrer fissão são denominados fissionáveis, e entre eles estão isótopos de urânio.
( ) No reator de fissão, ocorre uma reação em cadeia sustentada por prótons produzidos na quebra do isótopo fissionável.
Assinale a classificação correta, de cima para baixo.
a) F – F – V.
b) F – V – V.
c) F – V – F.
d) V – V – F.
e) V – F – V.

 

 

7) Radioatividade Questões: (Unesp) Em 2011 comemoramos o Ano Internacional da  Química (AIQ). Com o tema “Química: nossa vida, nosso futuro”, o AIQ-2011 tem como objetivos aumentar o conhecimento do público sobre a química, despertar o interesse entre os jovens e realçar as contribuições das mulheres para a ciência. Daí a justa homenagem à cientista polonesa Marie Curie (1867-1934), que há 100 anos conquistava o Prêmio Nobel da Química com a descoberta dos elementos polônio e rádio. O polônio resulta do decaimento radiativo do bismuto, quando este núcleo emite uma partícula a; em seguida, o polônio emite uma partícula b, resultando em um núcleo de chumbo, como mostra a reação.


O número atômico X, o número de massa Y e o número de massa M, respectivamente, são:
a) 82, 207, 210.
b) 83, 206, 206.
c) 83, 210, 210.
d) 84, 210, 206.
e) 84, 207, 208.

 

 

8) Radioatividade Questões: (Uern 2015) No dia 26 de março deste ano, completou 60 anos que foi detonada a maior bomba de hidrogênio. O fato ocorreu no arquipélago de Bikini – Estados Unidos, em 1954. A bomba nuclear era centenas de vezes mais poderosa que a que destruiu Hiroshima, no Japão, em 1945. Sobre esse tipo de reação nuclear, é correto afirmar que:
a) é do tipo fusão.
b) é do tipo fissão.
c) ocorre emissão de raios alfa.
d) ocorre emissão de raios beta.

 

 

9) (UEL) Marie Sklodowka Curie, por seus trabalhos com a radioatividade e pelas descobertas de novos elementos químicos como o polônio e o rádio, foi a primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel: um de física, em 1903, e um de química, em 1911. Suas descobertas possibilitaram a utilização de radioisótopos na medicina nuclear. O elemento sódio não possui um isótopo radioativo na natureza, porém o sódio-24 pode ser produzido por bombardeamento em um reator nuclear. As equações nucleares são as seguintes:
12Mg24 + “X” → 11Na24 + 1H1
11Na24 → 12Mg24 + “Y”

O sódio-24 é utilizado para monitorar a circulação sanguínea, com o objetivo de detectar obstruções no sistema
circulatório. “X” e “Y” são, respectivamente:
a) raios X e partícula beta.
b) raios X e partícula alfa.
c) partícula alfa e raios gama.
d) nêutron e raios gama.
e) nêutron e partícula beta.

 

 

10) Radioatividade Questões: (UFU 2016)


Apesar da notícia veiculada, especialistas dizem que, provavelmente, a Coreia do Norte teria realizado um teste nuclear e não um teste com a bomba de hidrogênio, no início de 2016. Pela análise da figura, infere-se que a Coreia do Norte possui:
a) tecnologia para produção da bomba termonuclear de poder destrutivo menor que a bomba atômica.
b) instalações que indicam sua capacidade de produção de bombas atômicas, cujo princípio é a fissão nuclear.
c) reservas de urânio suficientes para a produção da bomba de hidrogênio, que se baseia na fusão de átomos de hélio.
d) potencial nuclear para produção da bomba H, cujo princípio é a fissão de átomos de urânio enriquecido.

 

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.

 

Gabarito com as respostas do simulado de Química sobre Radioatividade Questões:

1) c;

2) b;

3) d;

4) Soma 31;

5) b;

6) d;

7) d;

8) a;

9) e;

10) b

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário