10 Exercícios sobre o Imperialismo para o 8° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre o Imperialismo para o 8° Ano do Ensino Fundamental:

01. Ásia e África;

02. Em algumas áreas os europeus usaram forças militares para conquistar os territórios, em outras, os líderes africanos e os europeus entraram em entendimento à respeito do controle em conjunto sobre os territórios

03. Busca de regiões fornecedoras de matérias-primas para as indústrias e de novos mercados consumidores para os produtos produzidos nas fábricas européias

04. A concentração de capital nas mãos de poucas empresas de grande porte, que passaram a controlar as atividades mais importantes do mercado.

05. Europa, Estados Unidos (América do Norte) e Japão (Ásia)

06. O desemprego e a miséria das populações empobrecidas causavam constantes conflitos sociais

07. a) na indústiras: Desenvolvimento da petroquímica e fabricação do aço em larga escala em grandes siderúrgicas.

b) nos transportes: o aperfeiçoamento do transporte ferroviário e o aparecimento do navio a vapor.

c) nas comunicações: expansão das redes de telégrafo e o telefone.

08. Os europeus fundamentaram suas ações em razões culturais e raciais, defendendo a ideia de uma “missão civilizadora” do homem branco europeu sobre os africanos e asiáticos, que eram considerados “raças inferiores”.

09. As populações negras africanas e amarelas asiáticas eram frequentemente designadas para ocupar cargos subalternos e enfrentavam as condições de vida e trabalho mais precárias em suas próprias terras.

10. As grandes potências europeias começaram a obter lucros extraordinários. A colonização resultou na deterioração do padrão econômico das áreas dominadas, causando miséria, fome, conflitos tribais e alta mortalidade infantil. O imperialismo conectou a África às grandes potências, tornando o continente dependente da economia dos países desenvolvidos.

Fonte: https://professor-alexandre-natal.webnode.page/

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário